quinta-feira, 19 de junho de 2008

São Francisco um exemplo para os jovens de hoje

“Senhor, que os nossos olhos se abram”(Mt 20, 33).

Queremos mostrar como São Francisco entendeu essa passagem do Evangelho de Mateus, mudando radicalmente seu modo de ser e viver. Como todo jovem da sua época sonhava em ser príncipe dos cavaleiros, que lutavam nas cruzadas contra os infiéis. Esta era a maneira mais evidente que os jovens tinham para encontrar a felicidade. Em uma das batalhas foi aprisionado e na prisão começa seu processo de conversão.
Assim que saiu da prisão, o pai prepara novamente para a guerra, embora já não tivesse mais aquele entusiasmo, aquele sonho de antes. Na viagem o Senhor toca seu coração e ele entende que deveria voltar à Assis para recomeçar sua vida, recomeçar um novo caminho que levasse a verdadeira felicidade.
Retornar à Assis foi uma atitude corajosa. Poucos têm essa coragem, isso implica uma tomada de consciência, ou seja, se dá conta do que está acontecendo com sua vida. Deus iluminou o coração de Francisco, fazendo enxergar. Como disse: “O Senhor iluminou a minha alma para eu ver”. Francisco precisava ver a vida com um novo olhar, ver o mundo com o olhar da fé. Na verdade, o que ele precisava ver era um novo caminho que o levasse a felicidade. Não mais aquela felicidade egoísta que antes sonhara, mas aquele que pudesse incluir o outro. Deus fez enxergar que ninguém é feliz sozinho.

No Evangelho, Francisco descobre o verdadeiro sentido da vida. “Olhai os lírios dos campos, como são belos, olhai os pássaros do céu, eles não juntam tesouro, no entanto O pai do céu cuida de cada um deles”. Por quer tanta ganância? Enquanto muitos vivem na miséria. Francisco encontrou no evangelho o verdadeiro sentido do ser irmão. Renuncia todo tipo de posse, até mesmo seu desejo, menos o amor por Deus e pelo irmão.
Deus foi o único objeto de desejo de Francisco e por viver de modo puro e casto este amor que nutria, ele conquistava as pessoas e ensinava a sonhar. É preciso aprenderam a sonhar, para que os nossos sonhos não sejam egoístas, sem a inclusão do outro. Ou sonhamos juntos ou não seremos felizes. Até porque ninguém é feliz sozinho. Portanto, é preciso ter coragem de mudar, de voltar a si mesmo e repensar suas atitudes.

Aquele que busca a felicidade só para si, está buscando de modo egoísta. Muitas vezes levado pelas propensões do ego. Este pode ser um monstro que devora as relações. O agir egocêntrico nos leva tanto ao pré-conceito, como aos interesses pessoais. Quem age dessa forma pode ser considerado, ainda, infantil e precisa atingir a idade da razão. As perguntas de quem está chegando a maioridade São: “quem sou eu? De onde eu vim? Quem é o outro para mim? Sobretudo, dizer como Francisco: “Senhor que queres que eu faça”? Que devo fazer para encontrar a felicidade?Aqui, talvez seja o momento de recomeçar tudo, criar coragem para voltar atrás.

Paz e Bem! Frei Hélio Silva, OFMCap.

(Resumo da reflexão feita pelo autor na Manhã espiritual para jovens no dia 08/06/2008).