segunda-feira, 27 de outubro de 2008

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

ESTRESSE

O que é o Estresse?
Estresse é uma resposta do organismo com componentes físicos, psicológicos e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação deste diante de situações avaliadas pelo indivíduo como de extrema relevância e desafiadoras. Por se tratar de uma manobra adaptativa nem sempre o estresse terá uma má conotação. Este estado de agitação física e psíquica pode corresponder a estímulos para resolver problemas de forma positiva. Ele pode ser visto como danoso quando de forma desequilibrada, e passa a limitar o cotidiano do sujeito.
Níveis de estresse e seus possíveis sintomas.
FASE DE ALERTA: é a fase positiva do stress, quando o indivíduo reage a fim de se preparar para a ação. A produção de adrenalina nestas situações torna a pessoa mais atenta, mais criativa e motivada. É chamada a fase da produtividade.
Sintomas – Produção de adrenalina com prontidão para luta ou fuga, geralmente sente-se taquicardia, tensão muscular, boca seca, nó (pressão) no estômago.
FASE DE RESISTÊNCIA: é a fase em que o organismo entra em ação para impedir o desgaste de energia, caso a fase de alerta se prolongue. Nessa fase o organismo resiste aos agentes estressores e tenta, naturalmente, restabelecer o equilíbrio interior que foi quebrado na fase de alerta.
Sintomas – Desgaste, cansaço em excesso e dificuldades com a memória.
FASE DE QUASE EXAUSTÃO: é quando a tensão excede o limite do gerenciável, a resistência física e emocional começa a se quebrar. Há muita ansiedade nessa fase e a pessoa experimenta uma oscilação emocional.
Sintomas – Gastrites, problemas dermatológicos, hipertensão arterial e outros.
*Artigo feito pela minha amiga, Angela Gusmão, Graduanda em Pscologia pela FTC-Salvador.

sábado, 4 de outubro de 2008

VIVA SÃO FRANCISCO DE ASSIS!

Celebrar a festa de São francisco é celebrar a vida, pois ele foi um homem que soube amar a vida em todas as suas dimensões.

ele foi o homem da paz;

o homem da vida;

o homem ecológico;

o homem do milênio;

o homem da fraternidade;

o homem da oração;

o homem carismático;

o homem da natureza;

o homem universal;

Assim foi Francisco de Assis e continua sendo para nós um exemplo a ser seguido. pois foi aquele que mais imitou a Jesus.ele nao queria está só com os pobres, mas, se fez pobre para testemunhar o próprio Cristo que se fez pobre-humilde e obediente.

São Francisco de Assis, rogai por nós!paz e bem!
BENÇÃO
O Senhor te abençõe e te guarde. Amém!O Senhor te mostre seu rosto e tenha misericórdia de ti. Amém!Volte o Senhor o Vosso rosto até vós e te conceda a paz! Amém!O Senhor vos abençõe, Ele que é Pai, Filho e Espirito Santo, Amém.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

São Francisco em minha vida

NOVENA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. Amém!
Sou consagrada na Comunidade Católica Shalom, e há 15 anos atrás, no meu primeiro ano de comunidade tive a graça de conhecer e experimentar um pouco da vida desse grande santo através do livro “Irmão de Assis" do Frei Inácio Larrañaga. O Shalom é uma vocação com sua espiritualidade própria, com características específicas, que recebe muita influência da vocação franciscana.
Ao deparar-me com o apelo que S. Francisco tinha de consagrar-se inteiramente a Deus, de ter uma relação íntima no louvor, no despojamento, foi o que marcou fortemente o meu coração, gerando em mim o desejo de consumir-me em amor a Deus e aos irmãos. Recordo-me de toda luta interior que vivi ao ler esse livro, pois ao mesmo tempo que desejava viver essa experiência de Francisco, deparava-me também com fortes sentimentos de repulsa a esse caminho proposto.
Francisco foi um homem que encontrou Deus, que teve uma experiência com Jesus Cristo e essa experiência foi tão forte na vida dele que foi capaz de fazer com que ele se despojasse de tudo e de todos para se entregar a Deus, pra se entregar no louvor a Deus, na oração a Deus, no serviço dos mais necessitados... Foi conhecendo o seu testemunho que fui convencida de que só através de uma experiência forte com Deus, eu seria capaz de amar os meus irmãos, principalmente aqueles mais difíceis, os quais na minha fraqueza eu repudiava. Essa entrega radical a Jesus Cristo, fazia arder o meu coração em um desejo de como ele fazer essa experiência; numa renúncia total, e não somente das coisas ilícitas mas também das coisas lícitas, para amar mais perfeitamente o Senhor.
Lembro-me o quanto essa realidade da sua vida me marcou, pois o grande bem lícito, o qual precisava despojar-me era a minha família, a qual ainda naquele tempo ocupava o centro da minha vida e com a sua intercessão e testemunho fui impulsionada a fazer a experiência da renúncia em vista de um amor maior.
Outra característica de S. Francisco que me fala muito de perto é o louvor. Francisco foi um homem que viveu uma dimensão de louvor de maneira toda especial, que louvou a Deus com todo seu ser, seu corpo, com sua alma! A sua oração se resumiu num louvor eterno a Deus.
Caro amigo e pai Francisco, interceda para que a nossa vida seja esse constante sinal e testemunho de louvor a Deus e amor ao próximo.
Shalom! Ticiane S. Ferreira.

Nono Dia
Poderosíssimo pai São Francisco, auxílio dos que Vos invocam, que por querer de Deus livrais do Purgatório as almas de vossos filhos e consegue sua entrada no paraíso, fazei me verdadeiro filho vosso, para que mereça sempre vossa valiosíssima proteção. Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

BENÇÃO
O Senhor te abençõe e te guarde. Amém!O Senhor te mostre seu rosto e tenha misericórdia de ti. Amém!Volte o Senhor o Vosso rosto até vós e te conceda a paz! Amém!O Senhor vos abençõe, Ele que é Pai, Filho e Espirito Santo, Amém.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O jeito franciscano de ser no mundo hoje

NOVENA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. Amém!
REFLEXÃO FEITA POR FREI JORGE ROCHA (FOTO) .
No limiar dos 800 anos do carisma franciscano, cabe, ainda hoje, perguntar: que carisma é este? Qual é o jeito de ser franciscano, hoje? Quando falo jeito-de-ser, sinonimizo, imediatamente, com estilo, nuance, ginga indicando a característica que evidencia o indivíduo e o torna singular diante de um mundo que sugere o comportamento único. O jeito de ser franciscano hoje é muito simples, caberia até nesta página. É bom que se diga, no entanto, que sucintez não retira a suculência. O jeito é simples, mas é intenso.
Mas que jeito é esse? O franciscano é, por excelência, o homem (mulher) da cortesia. Não se trata, simplesmente, de alguém que freqüentou uma escola de boas maneiras e tornou-se, por causa disso, um especialista em urbanidade, em etiqueta social. O franciscano é um cortês porque encontra no ser humano aquele que merece toda nossa reverência, porque ele (o ser humano) é a maior invencionice do Divino. A cortesia na vida de Francisco é “mansidão, gentileza, paciência, afabilidade mais que humana liberalidade que ultrapassa seus recursos; eram sinais de sua natureza privilegiada que enunciavam já uma efusão mais abundante ainda da graça divina nele" (Legenda Maior1,1).
O jeito franciscano é ser da Paz e do Bem! No seu Testamento, Francisco revela que recebeu do Senhor mesmo esta saudação. Portanto, ela faz parte de sua inspiração original de vida: anunciar a paz! Muito antes de São Francisco, o Mestre Rufino (bispo de Assis, na época em que Francisco nasceu), já escrevera um tratado, "De Bono Pacis" - "O Bem da paz" e, que certamente deve ter influenciado a mística da paz na região de Assis. Havia, então, diferentes formas de saudação da paz, entre elas a de "Paz e Bem”. O franciscano, por sua vez, nesse mundo marcado pela violência em todos os níveis, é um referencial de paz para um mundo em turbulência social. Desse modo, dizer paz e bem não é pronunciar um slogan marqueteiro, mas é ser arauto da Paz e anunciar o Sumo e Eterno Bem: Nosso Senhor Jesus Cristo. É ser alguém da não violência ativa, mostrando-se como uma referência credível da Paz que só Deus pode dar.
O beijo de São Francisco ao leproso continua nas obras sociais de seus filhos. Por isso, o franciscano é alguém que se identifica com os pobres. Sejam aqueles desprovidos do pão material, bem como aqueles que, não obstante as benesses oferecidas pela vida, continuam com fome de Deus. O ser franciscano contempla o ser pobre como sua verdadeira identidade. A não propriedade franciscana é uma denúncia ao mundo que privilegia o poder em detrimento do ser, que estimula a ganância do acúmulo no lugar da partilha, que valoriza as posses no lugar das pessoas. Mas, antes de denunciar alguém ou alguma coisa, a pobreza é o sinal da sequela Christi para Francisco e, por conseguinte, para os franciscanos. A não propriedade é condição fundamental para a opção radical por Cristo.
Enfim, ser franciscano hoje é ser anunciador da cortesia e do carinho de Deus, que contempla a sua maior criação: o ser humano. Por causa d’Ele, o franciscano anuncia e experimenta o Shalom Adonai, a Paz que vem de Deus, porque esta traz consigo a plenitude de bens e de dons e oferecê-a à humildemente ao mundo, numa atitude repleta de amor e de dispensador do Mistério. Tudo isso revela o jeito de ser franciscano que, antes de ser um estilo, é uma vocação na Igreja.
Prof. frei Jorge Rocha ofmcap.

Oração do oitavo dia
Devotíssimo pai São Francisco, que sois "o Santo mais amante do Sagrado Coração de Jesus, a vítima mais identificada com Ele, a alma que se oferece continuamente a justiça divina para obter a misericórdia para os pecadores e amor e graça para as almas religiosas", acrescentai em mim o perfeito amor de Deus e do próximo. Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

BENÇÃO
O Senhor te abençõe e te guarde. Amém!O Senhor te mostre seu rosto e tenha misericórdia de ti. Amém!Volte o Senhor o Vosso rosto até vós e te conceda a paz! Amém!O Senhor vos abençõe, Ele que é Pai, Filho e Espirito Santo, Amém.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

FRANCISCO DE ASSIS: UMA VIDA SEGUNDO O CRISTO DA ENCARNAÇÃO

NOVENA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. Amém!

REFLEXÃO FEITA POR FREI RUFINO PINHEIRO (FOTO) .

Ser discípulo de Jesus significa fazer brilhar neste mundo escuro a luz que é o Cristo com o próprio testemunho de vida. Nesse sentido, Francisco de Assis nos deixou um belo e grande exemplo a ser seguido.
Numa sociedade em declínio, rachada pelo “cupim” do pecado, quando a fé estava em ruínas, onde os valores do Evangelho estavam sendo esquecidos, descartados e a imagem de Cristo estava ofuscada pelas trevas do erro, Francisco aparece como sinal de contradição. Com sua vida apresenta os valores do Evangelho.
Uma vez que escutou o chamado divino na igreja de São Damião: "Francisco, vai e restaura a minha igreja que está em ruínas” (LM, 2, 1) o mesmo procurou viver de forma radical o seguimento a Jesus não desejando outra coisa a não ser viver como Jesus. Testemunhou o próprio Francisco: “E depois que o Senhor me deu irmãos ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, mas o Altíssimo me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho” (Test. 4.14).
Sem reservas, Francisco abandona tudo para abraçar o TUDO. Despe-se das vestes do mundo: poder, prestígio, riquezas para vestir-se de Cristo. "Nu segue o nu". Pobre segue o Cristo Pobre. Deseja ser como o Cristo: Na obediência ao Pai, na sua pobreza, humildade e simplicidade.

Jesus tornou-se para Francisco o seu existir, o seu viver e seu agir. Era um apaixonado por Jesus: na sua mente, nos lábios e no coração, Cristo era uma presença constante. Todo o ser de Francisco estava mergulhado, envolvido na vida de Cristo. Por imitar o Cristo em tudo, Francisco tornou-se, nos tempos medievos, um “alter Cristus" (outro Cristo). Olhar para Francisco era como vê o Cristo presente entre os homens, tal era sua semelhança com ele.
Sobre essa similitude de Francisco com Jesus, disse um teólogo contemporâneo: "Vistam o Cristo e vocês verão Francisco; desnudem Francisco e vocês verão o Cristo".
O Cristo da contemplação de Francisco não podia ser outro se não o da humildade, da pobreza e do despojamento. Francisco tinha uma grande devoção à encarnação. Contemplava o mistério do Deus que se fez homem, do “Verbo que se fez carne” (Jo 1, 14), do Deus solidário com a humanidade, que arma sua tenda no meio de nós e permanece conosco (o lócus humano torna-se a morada do divino). Na encarnação dar-se o encontro: Do céu com a terra (o céu que desce a terra, para que os homens possam subir aos céus), da Transcendência com a Eminência, do Invisível com visível, do Ilimitado com o limitado, da Grandeza com a pequenez, da Força com a fraqueza, do Eterno e com o mortal, do Divino com o humano.
Francisco contempla no mistério da encarnação o Cristo Pobre que faz opção pela pobreza: “Embora fosse rico, se tornou pobre para com sua pobreza nos enriquecer” (2Cor 8, 9).
O Cristo de Francisco é o que assume a nossa condição, exceto no pecado, aniquilando a si mesmo: “Embora fosse de divina condição, esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de servo e tornando-se semelhante aos homens, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte de cruz!” (Fl 2, 1)
A festa da encarnação era para Francisco a festa das festas. Francisco ficava em êxtase diante de tão grande mistério de humildade: “Oh! Humildade sublime, Oh! Sublime humildade”. Nesse dia queria que todos os pobres fossem alimentados, animais e pássaros: “Se eu pudesse falar com o imperador, pediria que promulgasse esta lei geral: que todos que puderem joguem pelas ruas trigos e outros grãos, para que neste dia tão solene tenham abundância até os passarinhos, e principalmente as irmãs cotovias” (2C 151, 200).
Na sua vida, Francisco assumiu os valores presentes no Deus encarnado. Numa sociedade que os humanos queriam ser deuses, Francisco apresenta o Divino que se fez humano. Numa sociedade que exaltava o poder e o dominar, apresenta o Cristo solidário e servidor da humanidade. Numa sociedade que idolatrava a riqueza, apresenta com sua vida o Cristo Pobre. Numa sociedade obcecada pela honra, prestígio, vanglórias, Francisco faz a experiência do Cristo humilde.

O Cristo que Francisco conhece e se deixa conhecer por ele não é o do palácio, mas o da manjedoura, presépio (símbolo de sua extrema pobreza). O Cristo que Francisco imitou não é o que é acolhido nas pompas palacianas, mas o que é rejeitado, o que não encontra um lugar para nascer, pois suas hospedarias estavam cheias (Lc 2, 2 ) . O Cristo que Francisco amou e deixou-se ser amado por ele acolhendo-o na hospedaria de sua vida, tem rosto, alma e coração de pobre.
Francisco é capaz de acolher o Cristo Pobre, porque somente um coração pobre pode acolher o Cristo pobre, somente quem é capaz de esvaziar-se de si mesmo, pode saciar-se plenamente com a presença de Cristo. Somente que foi capaz matar o egoísmo para ressuscitar a humildade, pôde dizer: “Meu Deus e meu tudo”.
Francisco, tu que dissestes: “É pois uma grande vergonha para nós outros servos de Deus, terem os santos praticado tais obras, e nós queremos receber honra e glória somente por contar e pregar o que eles fizeram” (Adm 6, 3), ensina-nos a seguir os passos de Jesus.


Oracão do sétimo dia

Taumaturgo pai São Francisco, que fazeis grandes maravilhas em favor dos que se acolhem a vosso patrocínio e a vossa eficaz proteção , fazei que se cumpram em mim as promessas feitas a vossos filhos, de que nenhum se condenaria vestindo dignamente o hábito, que obteria a misericórdia para todos arrependerem-se de seus pecados. Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.


BENÇÃO

O Senhor te abençõe e te guarde. Amém!O Senhor te mostre seu rosto e tenha misericórdia de ti. Amém!Volte o Senhor o Vosso rosto até vós e te conceda a paz! Amém!O Senhor vos abençõe, Ele que é Pai, Filho e Espirito Santo, Amém.