quinta-feira, 30 de abril de 2009

A Misericórdia de Deus.

A misericórdia de Deus, nós foi dada em Nosso Jesus Cristo, que morreu pela remissão de nossos pecados. A misericórdia divina se faz presente em nós quando reconhecemos nossa condição de pecadores.
No decorrer de cada dia sempre estamos nos deparando com situações que nos faz pecar. Porém, diante destes pecados está à misericórdia infinita de Deus a nos chamar a santidade. É no perdão recebido de Deus e no perdão que damos aos irmãos que, encontramos toda paz e todo bem, ou seja, vivemos em estado de santidade e paz interior.

Por isso, peçamos sempre ao Espírito Santo de Deus que nos encha de misericórdia e de compaixão, retirando de nosso ser todo o ressentimento, toda mágoa, toda falta de perdão, para cumprir-se em nós a promessa do senhor, “Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt. 5,7).

Paz e Bem! Frei Gilton.

Gostou? que dá sugetões o críticas? faça em nosso mural na lateral direita.

domingo, 26 de abril de 2009

CRASH no limite

Neste feriado de 21 de abril, assistir um filme fantástico, Crash no limite. Premiado com o Oscar de melhor filme em 06/03/2006. De modo intenso e impactante, Crash trabalha aquilo que tem mais de complexo no ser humano, o auto-conhecimento através das crises limites. Mas o mérito principal do filme é nos conduzir a pensar acerca dos pré-conceitos estabelecidos de modo cultural e histórico.

Pesquisando acerca do filme encontrei o Artigo de Julio Cesar Lourenço estudante de ciência sociais, assim afirma ele: “O mérito é nos conduzir a pensar sobre os preconceitos, existentes no mundo moderno. O silêncio ao qual estamos habituados sobre esses fatos ilude a ponto de fazer supor que eles não existem ou que não possuímos responsabilidade sobre eles; assim, equivocadamente, passa-se a acreditar que eles são valores naturais aos seres humanos. Deste modo, nega-se a debatê-los e eles se tornam um assunto deixado de lado pela maioria, quando deveriam ser combatidos. A desvalorização ou inferiorização de determinados grupos sociais estão presentes na ordem do dia, podendo aparecer quando se teme algum indivíduo por agir de modo não-convencional nas ruas, ou quando se prejulga o caráter ou idoneidade de alguém por usar tatuagens”.

Continua ele: “De qualquer forma, Crash é um filme forte, tenso, interessante e provocador. Ao longo de suas duas horas de duração, várias histórias aparentemente aleatórias se inter-relacionam em determinado momento, explicitando problemas cotidianos relacionados ao racismo, à xenofobia, ao etnicismo, ao segregacionismo e à escravização do trabalho imigrante no seio de uma sociedade capitalista avançada”

Quando tiver oportunidade não deixe de ver CRASH no limite, com este filme você pode refletir se não está atuando de forma preconceituosa em seu convívio social. Um bom filme para ver e debater em grupos.


Para ver todo Artigo de Julio Cesar Lourenço, acesse: http://www.urutagua.uem.br/013/13lourenco.htm

terça-feira, 21 de abril de 2009

AVE-MARIA EM LATIM



Ave Maria, gratia plena, Dominus tecum. Benedicta tu in mulieribus, et benedictus fructus ventris tui, Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei, ora pro nobis peccatoribus, nunc, et in hora mortis nostrae. Amen.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Universidades Católicas

Síntese da Constituição Apostólica: Universidades Católicas

O Papa João Paulo II, na Constituição Apostólica: Universidades Católicas, exprimiu seu apreço pelas universidades católicas, como também mostra qual o papel das mesmas na sociedade. Para ele, estas universidades são chamadas a responder a luz da fé os desenvolvimentos e as descobertas científicos tecnológicos, afirma: “sua inspiração cristão consente-lhe incluir a dimensão moral, espiritual e religiosa na sua investigação e avaliar as conquistas da ciência e da técnica, na perspectiva da totalidade da pessoa humana” (7), ou seja, as universidades católicas são chamadas a questionar conhecimentos científicos e tecnológicos que vão de encontro a pessoa humana, dando alternativas a luz da fé.

O Papa deixa claro que as instituições de ensino superior católicas é uma forma que a Igreja tem de estar presente no meio universitário, por isso elas não devem perder sua característica cristã na investigação cientifica, a saber: buscar uma integração do conhecimento; ter sempre o dialogo entre a fé e a razão; preocupar-se sempre com a pratica ética; ter em sua formação a perspectiva teológica. Em vista disso, se faz necessário que cada universidade tenha Teologia dentro da grade de cada curso.

O Romano Pontífice, exorta os professores e diretores de ensino superior católico a não esquecer de que essas instituições são meios que a Igreja tem de evangelizar, e que estes tem um papel fundamental para que elas cumpram sua missão na Igreja e na sociedade, juntamente com os bispos que “têm a responsabilidade particular de promover as universidades católicas e, especialmente, de segui-las na sustentação e na consolidação de sua identidade católica [...]” (28).

Numa segunda parte a Constituição Apostólica apresenta normas que tem por finalidade instruir a formação e atuação das universidades católicas conforme o Direito Canônico e a Santa Sé pede.

Enfim, o Papa vem mostrar o valor das universidades para Igreja, como também as coloca como lugares eclesiais e fundamentais do mundo de hoje, por isso elas não podem fugir de sua razão de existir: serem guardiãs e anunciadoras da Verdade, a Revelação divina, que esta acima de qualquer conhecimento e descoberta cientifica. Pois guardando e anunciando a Verdade elas promoverão o bem estar e a felicidade dos homens, sem ferir a ética e os valores morais.
Paz e Bem! Frei Gilton Oliveira, OFMCap.

Bibliografia:
JOÃO PAULO II. Universidades Católicas. Ed.4ª. São Paulo: Paulinas, 1990.
Obs: Ao utilizar qualquer material postado aqui, não esqueçam de citar a fonte.

terça-feira, 7 de abril de 2009

CF 2009: A paz é fruto da justiça

As relações humanas, apesar de tantas conquistas no campo da tecnologia e da ciência, ainda esta ameaçada, porque os seres humanos não conseguiram vencer o egoísmo. Muitos homens e mulheres ainda caminham amando excessivamente a si, e esquecendo os seus semelhantes. Desta forma, continuam causando feridas profundas na sociedade.

O Brasil nunca teve tanto progresso e desenvolvimento em bens materiais como hoje, mas nos encontramos ainda numa situação critica. Nos encontramos num Brasil de pessoas: exploradas, desfrutadora, indiferentes, sobreviventes, crucificadas pela fome, crucificas por falta de saúde e segurança pública. Diante dessa realidade de Brasil, nos vemos muitas vezes impotentes, sem esperança, desolados, sem perspectiva, ai chegamos a afirmar “ o Brasil não tem jeito”. Mas graças a Deus, ante nosso pessimismo sempre aparece vozes, instituições e pessoas que não se entregam, e nos clama a não desistir e a buscarmos a superar as contradições e egoísmo de nossa sociedade.

Dentre essas vozes temos a Igreja Católica, e aqui destacamos a sua luta através da campanha da fraternidade, coordenada pela mesma com apoio de outras igrejas cristãs. Por exemplo esse ano diante do desespero dos brasileiros sem segurança pública, ela vem clamar a seus fieis e aos homens de boa vontade que busquemos segurança, e ao mesmo tempo apontando que se não temos uma sociedade pacifica é porque não estamos sendo justos, ou seja, o excessivo amor a si (egoísmo), de alguns fez e faz homens e mulheres pobres, miseráveis e que por várias circunstâncias e pela situação que vivem, passam a ter um desvio de conduta e cometem certos delitos, causando uma insegurança em nosso meio. Não que a situação do sujeito justifique isso, mas sabemos que a desordem na sociedade brasileira e no mundo é porque falta justiça, muitos não tem nada e poucos tem tudo, e em excesso, “contra fatos não há argumentos”, a violência e insegurança é fruto dos poucos ricos, dos latifundiários, da grande massa de desempregados, dos marginalizados, da falta de poderes: legislativo, executivo e judiciário amantes da justiça, pois se todos esse problemas crescem a cada dia é por omissão e por falta de governabilidade dos mesmos. Como diz a Igreja Católica: “ a paz é fruto da justiça”, se estamos numa sociedade insegura é porque falta justiça entre nós.

Portanto, busquemos nos libertar de nós mesmos, e perceber o outro, que precisa ter eusufruir dos bens terrestres tanto quanto eu, assim estaremos fazendo a justiça acontecer, e acontecendo a justiça no meio de nós, consequentemente a paz irá reinar.

Paz e Bem! Frei Gilton Oliveira.