domingo, 31 de maio de 2009

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Senhor e Criador que és nosso Deus, vem inspirar estes filhos teus; em nossos corações derrama a Tua paz; um povo renovado ao mundo mostrarás. Sentimos que Tu és a nossa luz, fonte de amor, fogo abrasador. Por isso é que ao rezar, em nome de Jesus, pedi­mos nesta hora os dons do Teu amor. Se temos algum bem, virtude ou dom, não vem de nós, vem do Teu favor! Porque sem Ti, ninguém, ninguém pode ser bom. Só Tu podes criar a vida interior. Infunde pois agora, em todos nós que como irmãos vamos sempre agir à luz do Teu saber, à força do querer, a fim de que possamos juntos construir. E juntos cataremos sem cessar cantos de amor para Te exaltar! És Pai, és Filho e és Espírito de Paz. Por isso, em nossa mente sempre reinarás. Amém.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Santa Rita e sua experiência de amor.

Uma das primeiras coisas que aprendemos na catequese, quando se fala de Deus e se busca defini-Lo, é que “Deus é amor”... É verdade que existem momentos da vida que parece que Deus esqueceu-se de nós, que Deus se esqueceu do mundo, que o seu amor não está presente, mas este sentimento é falso, pois o amor de Deus nunca nos abandona, mesmo quando nós nos desviamos dele, mesmo no profundo sofrimento... Porque comecei falei falando isso?

Para falar de Santa Rita de Cássia, uma das Santas mais amadas pelo povo de Deus, santa de uma extraordinária devoção popular, porque ela se sentindo amada por Deus, transmitiu o exemplo de amor como esposa, como mãe, como viúva e enfim como monja agostiniana. Ela é santa das causas impossíveis, mas antes de tudo é a santa do amor, e do amor experimentado até no sofrimento e na dor...
Se formos olhar a vida de santa Rita, veremos que ela fez a experiência do amor de Deus em sua vida, e mesmo na dor percebeu que Deus estava com ela, Deus não lhe abanou, e ela também não sentiu-se abandonada por Ele. Muito jovem foi dada em esposa a um homem cheio de ódio e brutal, com o qual teve dois filhos, todavia com o seu doce amor e paixão conseguiu transformar o caráter do marido e fazê-lo mais dócil...

Santa Rita conviveu e dividiu a dura vida das pessoas do seu pequeno bairro. O marido foi assassinado e dentro de pouco tempo os filhos também, morreram... Ela, porém não se abandonou à dor, ao desespero, ao rancor e ao desejo de se vingar, ao contrário conseguiu de modo heróico afogar sua dor através do perdão aos assassinos do marido. Fez de tudo para que a família do marido fizesse as pazes com os assassinos, interrompendo assim a massa de ódio que era criado.

Entrou em convento e viveu os últimos 40 anos de vida em assídua contemplação, penitência e oração, completamente dada ao amor do Senhor.
A Sua foi marcada pela cruz, suportou a dor que lhe apertava a alma e lacerava as carnes porque compreendeu a sabedoria e o sofrimento de Cristo na Cruz. Assim trocou a dor em uma expressão de amor que doa sem pedir e a transformou em uma força enorme de elevação espiritual. Era um sublime amor que experimentava de Deus apesar dos sofrimentos...
Santa Rita como filha amada de Deus, difundiu a alegria do perdão imediato, da paz, do amor fraterno e sincero, da extrema confiança em Deus, da “cruz” levada com Cristo e por Cristo. Por isso, Ela nos exorta a confiar em Deus para que se faça em nós os desejos divinos.
A santidade de Rita de Cássia esteve na capacidade de falar a cada coração dos familiares que queria vingar a morte de seu esposo, proclamou e nos proclama hoje, Deus é amor, é misericórdia, é perdão e é paz. E na vida daqueles que seguem a Deus e, sente amado por Ele, também não deve faltar: amor, perdão, e Paz...

Você já sentiu-se amado(a) por Deus? Já tentou imaginar o quanto Deus te ama mesmo nos momento difíceis da vida? Nós, cristãos, não podemos perder a esperança ou deixar de buscar sentir o amor de Deus por nós. Podemos percebê-lo nas pequenas coisas... que muitas vezes passam despercebidas em nossas vidas, precisamos sempre parar por um momento e refletir sobre a perfeição das coisas por Deus criadas, sobre a nossa vida, sobre a vida do meu próximo, das pessoas que nos rodeiam. Com certeza se nós conseguirmos sentir, perceber em tudo isto o amor de Deus, tudo terá um novo sentido e em tudo e por tudo iremos louvar e agradecer a Deus.

Enfim irmãos, O Espírito Santo que ungiu e chamou Santa Rita a santidade, nos chama, nos unge, nos consagra e nos envia “para viver e levar a Boa Nova . Por isso, nós batizados na Trindade santa somos chamados a sentir e proclamar o amor de Deus a cada ser humano. Foi assim que bem fez a bem aventurada Santa Rita de Cássia, a filha amada do Altíssimo. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

(Parte da Reflexão proferida no 1º dia do tríduo de Santa Rita de Cássia, na Igreja da Piedade Salvador-BA).
Paz e Bem!! frei Gilton Oliveira.

domingo, 17 de maio de 2009

Oração de proteção

Que Deus esteja na tua frente
Para mostrar o caminho certo...
Esteja ao teu lado,
Para te abraçar e proteger...
Esteja debaixo de ti,
Para te amparar quando caíres
Que Deus te ilumine sempre. Amém!!!


Paz e Bem!!!!