quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Liturgia: A celebração da liturgia da Palavra na missa

1 - Elementos e ritos da liturgia da Palavra.
-As leituras Bíblicas e os cânticos são a partes principais da liturgia da Palavra.


a) As leituras bíblicas
1º- Não é permitido, suprimir, abreviar, substituir, nem colocar nenhum elemento a mais, nas leituras bíblicas da celebração da missa.
2º- O Evangelho é o ponto ápice da liturgia da Palavra.
3º- Para um bom anúncio da Palavra de Deus o leitor “devem fazê-lo em voz alta e clara, tendo o conhecimento do que lêem” (p.18). Se for cantar ter o cuidado para não obscurecer o que se quer passar.
4º- Os comentários das leituras devem ser antes, breves, simples e fiéis aos textos a ser proclamado.
5º- “As leituras devem ser proclamadas sempre do ambão” (p.19).
6º- Deve-se ter uma atenção especial para com o Evangelho na missa. Um ponto importante, é que este deve ser proclamado de um Evangeliário, que deve entrar na procissão de entrada e ser colocado no altar. Quando houver diácono, seja ele impreterivelmente o proclamador.
7º- A conclusão “Palavra do Senhor” que se diz ao fim das leituras podem ser cantadas pelo proclamador ou por um cantor diferente.

B) O salmo responsorial
1º- É preciso instruir que os salmos estão sempre ligados as leituras e sua respostas têm uma relação intima com as leituras.
2º- Preferencialmente os salmos devem ser cantados. Para isto tem duas formas: o salmista canta as estrofes e a assembléia responde cantando; ou o salmista canta sem que a assembléia intercale com as resposta, cantando ele, sozinho, ou junto com ela.
3º- Pode ser usado instrumentos de cada cultural para bem cantar o salmo ou sua resposta.
4º- O salmo pode ser recitado, mas a pessoa que vai recitar ou cantar deve estar sempre no ambão.

c) A aclamação antes do Evangelho
O “Aleluia” ou aclamação no tempo litúrgico próprio de cada um, deve ser cantado por todos da assembléia, de pé, para aqueles que assim pode postasse no sentido de saudação aquele que vai falar: o próprio Jesus.

d) A homilia
1º- Ordinariamente é feita pelo presidente da missa ou um dos concelebrante, deve ter característica de proclamar as maravilhas de Deus feitas por meio de Cristo e de seus Mistérios para a história da salvação da humanidade. Por isso, deve ser devidamente preparada e ter sempre presente para quem se vai falar.
2º- Aos domingos, dias festivos, missas para crianças, e grupos particulares, deve sempre ter homilias.
3º- Esta deve ser proferida da cadeira, sentado ou não, ou no ambão.
4º- Não esquecer também, que este não é o momento de avisos.

e) O silêncio
É importante silencio em certos momentos da liturgia da Palavra. Como por exemplo, “antes de comentar a liturgia da Palavra, depois da primeira e da segunda leitura, e ao terminar a homilia” (p.21).

F) Profissão de fé
Tem como símbolo ou finalidade, uma resposta de fé as leituras e a homilia proferida, tendo em vista também, a norma de sua fé, dentro dos mistérios que se está sendo celebrado.

g) A oração universal ou oração dos fiéis
1º- Nesta oração a assembléia pede principalmente pelas necessidades da Igreja local e universal. Podendo ser feitas da assembléia de forma livre.
2º- Devem ser enunciadas do ambão, e sua s respostas podem ser cantadas ou ser silenciosa.

2 - Coisas que ajudam a celebrar devidamente a liturgia da Palavra

A) O lugar onde esse proclama a Palavra de Deus
1º- Deve haver harmonia e proporção entre a mesa da Palavra e da Eucaristia.
2º- O ambão não esteja muito adornado e seus adornos tenha sobriedade. Este tem como finalidade principal, local de se proclamar as leituras, o salmo responsorial e o precônio pascal. Contudo, podem ser feitas as homilia, oração dos fieis. Fora deste não convém que outras pessoas usem esse espaço.3º- Para uma melhor proclamação da Palavra, haja luz suficiente, bons microfones


b) Os livros para anunciar a Palavra de Deus nas celebrações.
1º- Os livros onde se encontram a Palavra de Deus, estejam em bom estado, sejam dignos, decoros e belos, como as palavras que estes contêm.
2º- Nas catedrais ,nas paróquias, e igrejas maiores, devem sempre ter um Evangeliário, e utilizados principalmente nas festas.
3º- As leituras proclamadas na missa devem do ser do lecionário ou Bíblia, e não em folhetos, como o domingo.

Resumo da introdução do lecionário.
Paz e Bem! frei Gilton, OFMCap.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo Irmão, Também sou frade Capuchinho da Próvincia do CE/PI.
Residente na Capital Teresina - PI,estiva procurando algo sobre liturgia e encontrei essa pagina belissima. No que diz respeito a Sagrada Liturga. Não sei quaze nada mais, gosto de estudá-la.

Parabéns pela grande iniciativa.

Paz, saúde e Bem!!

Frei Alexandre

Adriano disse...

Muito bom, gostei.