As relações humanas, apesar de tantas conquistas no campo da tecnologia e da ciência, ainda esta ameaçada, porque os seres humanos não conseguiram vencer o egoísmo. Muitos homens e mulheres ainda caminham amando excessivamente a si, e esquecendo os seus semelhantes. Desta forma, continuam causando feridas profundas na sociedade.
O Brasil nunca teve tanto progresso e desenvolvimento em bens materiais como hoje, mas nos encontramos ainda numa situação critica. Nos encontramos num Brasil de pessoas: exploradas, desfrutadora, indiferentes, sobreviventes, crucificadas pela fome, crucificas por falta de saúde e segurança pública. Diante dessa realidade de Brasil, nos vemos muitas vezes impotentes, sem esperança, desolados, sem perspectiva, ai chegamos a afirmar “ o Brasil não tem jeito”. Mas graças a Deus, ante nosso pessimismo sempre aparece vozes, instituições e pessoas que não se entregam, e nos clama a não desistir e a buscarmos a superar as contradições e egoísmo de nossa sociedade.
Dentre essas vozes temos a Igreja Católica, e aqui destacamos a sua luta através da campanha da fraternidade, coordenada pela mesma com apoio de outras igrejas cristãs. Por exemplo esse ano diante do desespero dos brasileiros sem segurança pública, ela vem clamar a seus fieis e aos homens de boa vontade que busquemos segurança, e ao mesmo tempo apontando que se não temos uma sociedade pacifica é porque não estamos sendo justos, ou seja, o excessivo amor a si (egoísmo), de alguns fez e faz homens e mulheres pobres, miseráveis e que por várias circunstâncias e pela situação que vivem, passam a ter um desvio de conduta e cometem certos delitos, causando uma insegurança em nosso meio. Não que a situação do sujeito justifique isso, mas sabemos que a desordem na sociedade brasileira e no mundo é porque falta justiça, muitos não tem nada e poucos tem tudo, e em excesso, “contra fatos não há argumentos”, a violência e insegurança é fruto dos poucos ricos, dos latifundiários, da grande massa de desempregados, dos marginalizados, da falta de poderes: legislativo, executivo e judiciário amantes da justiça, pois se todos esse problemas crescem a cada dia é por omissão e por falta de governabilidade dos mesmos. Como diz a Igreja Católica: “ a paz é fruto da justiça”, se estamos numa sociedade insegura é porque falta justiça entre nós.
Portanto, busquemos nos libertar de nós mesmos, e perceber o outro, que precisa ter eusufruir dos bens terrestres tanto quanto eu, assim estaremos fazendo a justiça acontecer, e acontecendo a justiça no meio de nós, consequentemente a paz irá reinar.
Paz e Bem! Frei Gilton Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário