terça-feira, 2 de outubro de 2007

8ª - São Francisco e a Eucaristia.

Francisco consagrava a Cristo um amor tão vivo que parecia sentir fisicamente diante dos olhos a presença contínua do Salvador, percebendo que é sobretudo no sacrifício eucarístico, nessa constante doação do seu próprio Filho ao homem, que Deus se manifesta como Amor, Sumo Bem. O Cristo presente na Eucaristia é o mesmo que está nos céus, sentado à direita do Pai],a contemplar os que se aproximam devidamente do seu tabernáculo. Na comunhão do Corpo do Senhor, Francisco viu o alimento por excelência de toda a santidade.
A alguns movimentos heréticos que negam a presença real de Cristo sob as espécies, fora da celebração, Francisco responde com um amor muito grande ao santíssimo Sacramento. Esse amor a Cristo, presente em todas as igrejas do mundo, é que o levava a não suportar vê-lo, em lugares indignos, em igrejas sujas e descuidadas. Aliás, o testemunho mais eloquente dessa fé concreta e realista de Francisco [na eucaristia] é talvez a sua extrema susceptibilidade para com as faltas de respeito ao Sacramento. Ainda no mundo, antes da sua entrega total a Deus, comprava objetos que servissem de adorno das igrejas e fazia-os chegar secretamente aos sacerdotes pobres; e quando saía pelas aldeias, levava consigo uma vassoura para varrer as igrejas e capelas por onde passasse. Mas esse respeito não o movia apenas a um cuidado muito grande com a limpeza das igrejas, das alfaias sagradas e das píxides; também o levava a preparar-se, por meio de uma contínua purificação interior, para comungar o Corpo do Senhor do modo mais digno possível. Francisco tinha bem presente a advertência de São Paulo: «todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Portanto, examine-se cada um a si próprio e só então coma deste pão e beba deste vinho; pois aquele que come e bebe, sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a própria condenação». Daí não se cansar de repetir nos seus escritos, convidando todos os cristãos, religiosos, clérigos e leigos, homens e mulheres, e ainda todas as autoridades e cônsules, juízes e reitores, em qualquer parte da terra a fazerem penitência e a receberem o Corpo do Senhor com humildade e veneração.
Contudo meus irmaos viver o sacramento da Eucaristia ao jeito de São Francisco implica não só a comunhão do Corpo e Sangue do Senhor, a adoração silenciosa e amorosa do santíssimo Sacramento, o cuidado com as igrejas e os objetos sagrados e o respeito pelos Sacerdotes – como também a opção pelos pobres e marginalizados, imagens do Menino frágil evocado em Greccio, sempre presente no seio de quem pratica o Bem e anuncia a Paz. Por isso eu convido a todos voçeis a fazerem um aprofundamento da nossa vivência eucarística e da nossa Fé neste sacramento. Mas será importante fazer um outro aprofundamento para vermos também, na sua vida, a presença de Cristo por meio da Palavra de Deus.

Paz e Bem! Jailton, sem. Dioc. de Alagoinhas.Rezemos: Senhor fazei-me instrumento de vossa paz... oração completa na lateral do blog.
(Para fazer comentários ou pedir orações basta dá um clik em comentários depois, que o fizer, escolha outro ou anônimo e poste-o).

Nenhum comentário: