quarta-feira, 3 de outubro de 2007

9ª - A morte para São Francisco.

Vivemos hoje a cultura da morte, mas, paradoxalmente essa mesma cultura é necrofóbica. O tema mais evitado hoje é a morte. Até mesmo aqueles que fazem da mesma um comércio evita falar. Isso porque, na cultura de hoje onde o ser humano está cada vez mais apegado a essa vida, a morte não é vendível.
Na história da humanidade alguns homens não a temeram: Jesus Cristo, o qual falava abertamente sobre a sua morte. Só no Evangelho segundo são Marcos Ele a anuncia três vezes; São Paulo que falava:“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro”. (Fl 1,21) e São Francisco de Assis.
Faltando pouco tempo para a sua morte Francisco de Assis já bem debilitado pelas enfermidades diz: “Bem vinda seja minha irmã, a morte”! Ao medico disse: “Irmão médico, diga com coragem que minha morte está próxima, para mim ela é a porta da vida”. Tomás de Celano vida II (2C).
Somente uma pessoa convicta que já não vive mais essa vida, mais a vida escatológica aqui pode falar isso. São Francisco sabia que a parti de sua conversão tinha vivido exclusivamente para Cristo.
Como estou vivendo a minha vida hoje? Como encaro a morte hoje? Como inimiga ou como irmã? Se a morte mim leva para Deus, porque só através dela podemos contemplar o Pai face a face ela é minha inimiga? A morte não é o oposto do viver, mas do nascer. Porque quando eu morro é aí que eu vivo. Não existe ressurreição sem cruz assim como não existe vida sem morte.
Por Frei Ednalro, Paz e Bem!

Rezemos: Senhor fazei-me instrumento de vossa paz... oração completa na lateral do blog.
(Para fazer comentários ou pedir orações basta dá um clik em comentários depois, que o fizer, escolha outro ou anônimo e poste-o).

Nenhum comentário: