terça-feira, 15 de abril de 2008

O Espiritismo: uma ilusão para seu futuro.

O medo da morte corporal, o apego a esse mundo e a perda de entes queridos tem levado pessoas à consulta de centros espíritas, até pessoas que dizem ser cristãs. Segundo a Bíblia, aqueles que praticam consultas aos necromantes (médiuns) ou aqueles que se dizem adivinhos e destes recebem instruções, se afastam de Deus e colocam-se no terreno do pai da mentira (Lv. 19,31 e Dt. 18,9-12).

Uma doutrina que tem essa tendência é a do espiritismo, que aqui no Brasil tem o apoio de uma rede de televisão que constantemente está colocando em suas telenovelas temas relacionados com espíritos que vagueiam pela terra. Este não tem cansado de se valer do temor natural que os homens e mulheres têm da morte, assim como da dor que infunde nas pessoas com a separação causada pela morte de entes queridos, para inculcar a crença de que os mortos não estão mortos, mas sim vagando ou se encarnando em outros corpos sucessivamente, como também podemos nos comunicar com eles.

Por mais esperançosos que pareçam esses ensinamentos, à primeira vista, são deprimentes e destrutores, pois colocam o homem como protagonista de sua salvação, através das sucessivas reencarnações e purificações, sendo assim, o amor de Deus que nos foi dado na morte e ressurreição de Jesus de nada valeu. As pessoas apegadas com esse mundo e temerosas acham que vão voltar a esse mundo, doce ilusão, Jesus nos diz que: “Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês comigo” (Jo. 14, 2-3). A palavra de Deus é clara e nos confirma que “só se morre uma vez e depois vem o julgamento [...] Cristo com sua morte se ofereceu de uma vez por todas, para tirar o pecado de muitos” (Hb.9,27).

Por isso, nós cristãos, devemos estar atentos e chamar a atenção dos outros, pois o demônio usa de várias formas para tirar de Jesus Cristo o poder Redentor e Salvador para pô-lo nas coisas e nas criaturas de Deus como diz a Escritura em 1Tm. 4,1.

Portanto, se um dia perdermos um ser querido e parecer que sua casa e o mundo estão rodeados de trevas, o futuro vos parece como uma ilusão e que viver já não faz sentido. Não se entregue a necromantes, mas a Nosso Senhor Jesus Cristo que é “o Caminho a Verdade e a Vida” (Jo.14,6) E ninguém vai ao Pai senão por Ele.

Paz e Bem! Frei Gilton Oliveira, Graduando em Teologia ela Faculdade São Bento da Bahia.

Faça seu comentário aqui em baixo ou no mural do lado Esquerdo.

5 comentários:

Unknown disse...

Muito bom!!!!

Sites EESFB disse...

"Eu entendo e respeita todo tipo de manisdestação religiosa, e tmb respeito a posição do nosso irmão que escreveu este artigo. Mas vamos parar pra pensar!!! Será que realmente devemos depredar qualquer que seja a religião? A quem nos compete dizer que só nós estamos certos? Não devemos amar uns aos outros como o prório Jesus nos recomendou? É por isso e outros fatores que o Espiritismo está baseado no Evagelho de Jesus e sob uma fé raciocinada, que "luta" pela igualdade e transformação moral do ser, e não do seu exterior que a nada nos importa e respeita todas as religiões. A verdadeira vida é a espiritual. Só sentimos pena e aug´sutia por existir pessoas na terra, principalmente ligados a credos religiosos, que se sentem "salvos" e de nada fazem para que isso realmente aconteça!! A não ser usar de má fé para depredar outros credos religiosos!!! Atuando naquela advertência de Jesus:"vês o argueiro no olho do teu irmão, e esqueces a trave que tens no teu". Não estou aqui depredando ou lastimando por estarem falando absurdos sobre o Espiritismo, mas sim por não comungar-mos como verdadeiros irmãos!!! Será que estamos aqui, para enfregar a "verdade" no rosto dos menos esclarecidos? Acho e entendo que não!!!! O amor nos faz ver no outro o que queíramos de bem para nós!!! Portanto, caros irmãos em vés de nos determos a fatos para denegrirmos quem quer que seja, ou divulgarmos algo que fira o outro, vamos pensar bem!!! A Lei Divina é pra todos, e porque só uma parte deve deter essa verdade!!! Que pensemos nisso!!! Não escrevi estas pequenas linhas, para ferir ninguém, mas apra alertar que Deus e Jesus está ao alcance de todos e todos têm o direito de professar sua fé da maneira que achar condizente a sua evolução espirutal. Me desculpem se desabafei, mas não concordo com esses tipos de acusações que não tem base!!!! Fiquem com Deus!!!! E que usem dos meios de comunicação para divulgar o que as pessoas promovem de bem e as lidas passagens de Jesus, para ajudar aqueles que tanto precdisa da nossa ajuda!!!!
Um bom dia, e que Deus e Jesus nos cubra de muito amor e respeito pelo ser humano!!!!
Jhef Costa- Itapororoca-Pb- Espírita há 13 anos - 20 anos de Idade. E-mail- jhefcosta@hotmail.com / jhefcosta@ig.com/jhefcos@yahoo.com
Tchau................

Gli Tavares disse...

Meu querido irmão, que a paz do nosso amado mestre Jesus esteja contigo. Jesus bem frisou quando aqui esteve que " não julgueis para não seres julgados ".
Neste caso vc esta querendo ser melhor que jesus, pois vc esta fazendo algo que foi reprovado por ele, que é o julgamento.
Deus nos criou simples e ingnorantes e nos deu o livre arbitrio, para que nós fizessemos nossas escolhas.O que te abala tanto, em uma doutrina que prega o amor incondicional pelo próximo, a caridade, tudo dentro daquilo que Jesus nos ensinou e que muitos até hj ainda não entenderam isso. As suas criticas não nos abalam, pois temos a consciência de que Deus é soberanamente justo e bom e ele esta presente com todos aqueles que pregam o amor. Então meu irmão, faça seu trabalho sem denegrir a imagem das outras doutrinas. Que a paz do Senhor esteha com vc hj e sempre.

Um cordial abraço.
Glicéria de Fátima

Frei Gilton Oliveira. disse...

Resposta aos comentáriso de Jhfe Costa e a Glicéria.

Jhfe Costa! nao é minha intençao depredar religião de ninguem, mas é o meu dever e minha missão advertir as pessoas a não se perder do Evangelho de Cristo, respeito todas as religiões, mas não quero deixar que mais pessoas se percam em doutrinas ilusórias que não condiz com o Evangelho.
Não que me sinto melhor ou que já me sinto salvo como disse vc, mas porque acredito e vou defeder até o fim que a nossa salvação, só tem um nome: Nosso Senhor Jesus Cristo.
Cada um professa a religião que quiser, mas deve não usar o nome do Deus da religião dos outros em vão, é isso que faz ao dizer só palavras da Biblia que os interesse. O mesmo Cristo que vos manda fazer caridade que é o trabalho chave de purificaçao da alma encarnada segundo a sua doutrina, vos diz tambem que é o Caminho a Verdade e a Vida e niguem vai ao Pai senão Por Ele.
Sei que é muito dificil pra vc que já está a 13 anos nessa caminhada de espiritismo perceber que com esta prática vc tá tirando o valor salvifico de Jesus e está colocando em outras modalidades. Fica com Deus, que o Espirito Santo te ilumine para conhecer a unica e verdadeira luz Jesus o Salvador.
Tem uma frase de São Francisco na qual ele diz que somos todos pecadores, por isso diz ele "odei o pecado mas ame o pecador", quero te dizer que te amo, pois me deu a oportunidade de expressar e dialogar com um dom de Deus que é vc, fiz o artigo não contra as pessoas espiritas, mas a doutrina, que os leva ao erro. Valeu.


Gliceria!vc começa com uma Palavra celebre de Jesus "Não Julgueis", não julguei ningúem, fiz um cometário acerca de uma doutrina que vai o encontro da maior Revelação de Deus para o mundo, a ressureição e a Vida, Jesus!
Essa doutrina que vc disse que prega o amor e a caridade pelo próximo tem o qual fim ao fazer isso? limpar a alma? Jesus não é aquele que só ensinou, ele é aquele que é o Próprio Deus que se fez Carne para a nossa salvação. Não veio ao mundo só mostrar como se faz caridade, ou na linguagem do espiritismo, para ser o mais iluminado.
Vc disse que Deus nos criou ignorantes, ao contrário abaixo dele só nós humanos em razão e inteligencia é tanto que a criatividade do ser humano para criar outos mundos além do que ele nos deu foi imensa.
Se prestou atenção no meu artigo não condenei ninguem ao inferno, só chamei atenção, principalmente dos cristãos, para essas práticas que suscita afetos e emoções diversas principalmente no campo da morte ponto fraco do ser humano, para iludi-lós. Fica com Deus, que Ele seja seu guia para a ressureição. Amém. valeu pelo dialogo estou aberto para outras oportunidades.
frgilton@hotmail.com

Paulo disse...

Caríssimo Frei....

Fico triste todas as vezes que vejo alguém, sem o conhecimento perfeito da doutrina espirita, comentar o que não conhece.
Sou espirita, agradeço a Deus por ter conhecido o Espiritismo e amo a Igreja católica. Sei que um dia, um grande Papa, como foi o caso de João XXIII, virá a modificar as estruturas arcaicas e defasadas da Igreja. Vc foi educado em uma grande faculdade, deve ter conhecido a regra beneditina e é seguidor, espero que seja, de um grande homem chamado Francisco de Assis, este que com humildade, simplicidade e amor mostrou ao papa que a Igreja estava em declinio. Não se preocupe em editar textos a respeito de qualquer religião. Procure levar a ideia do Cristo e de Francisco dentro do seu convento, na sua paróquia, pelo mundo... Fico triste ao olhar pra ordem Franciscana e ver ela tão distânte dos ideais Franciscano, fico horrorizado ver os monjes tão longe do que a regra Monástica propoe. ORA ET LABORA. Ore pelo mundo em violência, desigualdade e amor, trabalhe para levar o amor e o perdão as criaturas....
O Espiritismo é a religião da nova era, onde prega-se o Cristo de uma túnica e uma sandália, onde se prega que "fora da caridade não há salvação", derrubem-se os ritos e cerimonias e viva-se a simplicidade, o amor e o perdão.

Salve Francisco de Assis, o homem que mais chegou perto do Cristo.

Jesus te abençoe e te conceda a luz necessária para vc segue sua vocação com respeito e amor, seguindo verdadeiramente o exemplo do Cristo e do Francisco, renegando a mentira, a falsidade, superando a carencia e vivendo com dignidade...

Ósculo Santo....
Paulo6593@gmail.com