sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Eclesiologia

Preposições extraída do estudo dirigido do livro
Introdução à Eclesiologia de Pié-Ninot


1 – O tratado De Vera Eclesia, iniciado por Tiago de Viterbo, no século XVI, e relançado no Concílio Vaticano I, é composto por três vias: histórica, notarum e empírica. Das três a mais utilizado nos tratados teológicos foi a via notarum, que afirma que Jesus Cristo dotou sua Igreja de quatro notas distintivas: unidade, santidade, catolicidade e apostolicidade.

2 – São três relevantes para a justificação do valor da instituição Igreja. Um deles é que a instituição aparece como sinal identificador do Espírito, ou seja, é o Espírito quem faz a Igreja a identificar-se e a continuar missão salvífica de Jesus Cristo.

3 – A ciência canônica usa a expressão “Jus Divinum”, para indicar elementos que a Igreja recebeu de Jesus. Desta forma, é designada como instituição divina positiva.

4 – A Lumen Gentium, fala da tríplice missão dos leigos, a saber: função sacerdotal, função profético e função régia. Com isso identifica a missão leigo ao “triplex múnus” de Cristo.

5 - Os presbíteros colaboradores do bispo, não possuem a plenitude do sacerdócio apostólico, contudo seu ministério pastoral se configura a imagem do ministério apostólico e sacramental de Jesus Cristo.

6 - O nome Igreja “católica”, a exemplo dos primeiros séculos do cristianismo quando surgiu essa expressão, tem duplo significado: de universalidade e de autenticidade.

7 – Com a morte dos primeiros apóstolos, os bispos foram o sucessores dos apóstolos, e tem a primazia da apostolicidade da Igreja, pois eles receberam o múnus apostólico através da mediação do Espírito Santo, passado pelos apóstolos.

8 – A Igreja é por natureza missionária, por isso que sua universalidade e catolicidade é a expressão de seu caráter missionário.

9 – A salvação dos homens só acontece em Jesus Cristo, contudo a Igreja é a mediação visível enquanto se faz sacramento, tendo como forma sua união indivisível com o Espírito Santo e como matéria a unidade dos povos e Nosso senhor Jesus Cristo.

10 – A idéia de comunhão eclesiológica entre o povo de Deus é a idéia central e fundamental da Lumen gentium.

Nenhum comentário: