sábado, 22 de maio de 2010

A voz do bom pastor: acerca do Pe. Silvio Andrei.

Depois de ouvir a triste notícia envolvendo o Padre Silvio Andrei, tentei me colocar no lugar dele e procurei interpretar o que teria passado em seu coração naquele dia e como ele estaria vivendo estes momentos. Assim, fiz a seguinte reflexão: Aonde estavam os amigos que me convidaram para participar do casamento? Aonde foram aqueles que comigo beberam e fizeram festa e quem sabe até caçoaram do meu estado? Ninguém viu que eu estava com o comportamento diferente depois daquelas bodas que abençoei?

Certamente, descontrolado fiquei sozinho e sem rumo. Fui invadido por sentimentos e desejos que conscientemente nunca teriam espaço e visibilidade em meu ser gente. Até que ponto posso contar com amigos de verdade, amigos que ao redor da mesa e nos desequilíbrios do cotidiano são capazes de dar tudo até a própria vida, se for preciso? Sei que o humano, marcadamente frágil, tomou o lugar do divino, profundamente forte. O mal agiu, porque eu estava sozinho.


Como senti naquela noite a falta de um amigo verdadeiro! Assim não teria passado pelo ridículo vexatório, não teria sido tratado como marginal, como trapo humano, ridicularizado pela mídia ingrata e sensacionalista, em que conta o ibope criado sobre a desgraça do outro. Sem minimamente se preocupar com o ser humano, o pecador é pisado, maltratado sem piedade. Os direitos humanos desaparecem imediatamente.


O importante é o pecado, a desgraça alheia. Lamentavelmente é sempre assim. Ridicularizado, não pela culpa e sim pelos atos conscientes ou não. Naquela hora não valeu o meu passado, ninguém me reconheceu, ninguém me conhecia, fui colocado no fogo do inferno. Fui jogado e algemado como criminoso, perdi a identidade de ser humano.


A dor do pecado é doída demais. A cruz neste calvário pesa enormemente. Nunca me passou pela cabeça viver momentos tão difíceis. Agora eu preciso viver esses momentos intensamente, sem olhar para trás, querendo consertar o passado. Hoje vibra em meu ser e no meu coração as Palavras do Mestre: “Quem não tem pecado atire a primeira pedra. Aonde estão aqueles que te condenaram? Ninguém te condenou, nem eu te condeno, vai, e não voltes a pecar”. Como faz bem trazer ao coração as Palavras daquele que me chamou, contou e continua contando comigo. Sei disso. Não só sei, tenho certeza. A minha mãe é a Igreja na qual sou servo. Certamente ela não me abandonará, porque ela é mãe.


Sou o que sou. Fiz o que fiz. Estou profundamente arrependido. A justiça humana julgará. Sinto que diante de Deus sou tratado como filho, sou querido como sempre fui, porque conheço o Pai que tenho. Afastei-me, machuquei o meu coração e o coração do Pai, da minha família humana e espiritual. Manchei sim as vestes do meu ministério. A minha vocação que nasceu de maneira tão simples e cresceu de forma tão equilibrada, agora se desequilibra. Sei, porém, que essa aparente vitória do maligno é passageira.

Sei em quem acreditei e vou continuar acreditando, porque o amor de Deus por mim é maior do que tudo. Ele me amou por primeiro, e seu amor por mim é verdadeiro! Eu falhei, mas Ele não falha. Ele me ama. Como me faz bem tomar consciência de que, apesar de tudo isso, posso contar com alguém que olha nos meus olhos e me acolhe, me abraça e quer contar comigo como filho.

(20-05-2010, Dom Battisti, Arcebispo Metropolitano de Maringá)

Fonte:http://www.arquimaringa.org.br/site/artigos/artigos/id/97

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome é lucinha sou do Acre.
Padre Silvio Andrei faz parte da minha historia de vida; do desejo de continuar sonhando e acreditando que DEUS me AMA e que nunca estaria sozinha.
Padre SILVIO DEVO a vc a alegria que sinto de viver; de ter sido curada e ter voltado para casa.
Obrigado querido padre em meu nome; de meu marido cyro e minha filha.
Vou usar as palavras que vc disse no dia em que te conheci e agora devolvo a vc: Não desista de sonhar; não desista de sua vida; não é possível que diante de tantas aflições vc não tenha motivos para agradecer; mesmo nos momentos mais difíceis DEUS sempre dá um jeitinho de nos ajudar... guardo cada palavra no coração e as renovo todos os dia.
AGRADEÇO A DEUS POR TER COLOCADO VC EM NOSSAS VIDAS. FORÇA! CONFIO EM VC. PAZ.

lêide disse...

amei esse comentário são tantas coisas boas que a igreja tem a nos oferecer tantos crescimentos mas infelizmente as pessoas são maldosas,só pegam o lado ruim e não sabendo que pra tudo temos que voltar atras quando erramos...pois somos frageis e com deus vencemos tudo.tenha certeza que a verdade vai aparece mesmo com os erros mas não tratar dessa forma que fizeram com o padre pois nem uma pessoa marginalizada se faz o que fizeram com ele...acredito que ele deve ter sentido como são paulo preso diante de injustiças...pois a midia colocou de uma forma que nenhum ser humano gostariam de estar no lugar dele e acabando com a personalidade mas deus é fiel e não desampara nenhum de seus filhos...aonde existe seres humanos existe os erros e acertos,o pecado e a reconcialiação com deus por isso não devemos criticar mas rezar para que o inimigo não tenha força diante da ação de deus na vida dos sacerdotes...que deus o conserve sempre os sacerdotes...
fiquem com deus!não podemos esquecer das coisas boas que deus fez na vida das pessoas através do sacerdotes...antes de criticar procurar saber melhor pois nunca amamos aquilo que não conhecemos...