quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Não ter filhos, sinal de benção segundo a “teologia da Prosperidade”


Sabemos que em nosso país são grandes os problemas em que está envolvida a família cristã. Tudo isto por conta de mudanças culturais, de idéias liberais, da imoralidade, do relativismo, da falta de governantes que promovam políticas sociais que levem em conta a dignidade da pessoa humana, de jovens que contraem matrimônios prematuros, de separações entre pais e filhos, da falta de planejamento familiar antes e durante o matrimônio. São estes e outros problemas que afetam a família. Os cristãos, mais do que nunca, necessitam buscar no Evangelho respostas para promover uma educação, evangelização e libertação para esses problemas que afligem homens e mulheres de hoje.

Para os cristãos, os meios de ajuda a família desestabilizada tem que está sempre condizente ao Evangelho. Digo-vos isso, porque a edição de um jornal que pertencente a uma denominada igreja, que se diz cristã, o folha universal, de Nº 834 de março de 2008, estava fazendo apologia contra a um dos maiores bens da família, os filhos. Este tinha como matéria de capa, uma pesquisa que constata o aumento de casais que não tinham e nem queriam filhos. O motivo apresentado pelo mesmo é que os casais sem filhos teriam renda maior e seriam mais ricos. Como também, não teria problemas futuros, inclusive se fossem se separar.

Nesta ideologia contém vários erros teológicos, mas destacamos aqui um destes, a concepção nada bíblica, nem cristã, onde os filhos que antes eram uma benção do Senhor para a vida do casal, agora se tornam um atraso e um prejuízo. O jornal continha até uma estatística de quanto custava um filho e o que o casal poderia fazer com o dinheiro se não o tivesse. O mesmo jornal, ainda apresentava aos seus leitores um clube de casais que não tinha nem pretendia ter filhos, disponibilizando até o endereço eletrônico do clube, fora os depoimentos que os casais deram ao jornal. Para complemento da matéria, este apresentou um planejamento familiar para quem não queria ter filhos, que contemplava até um dos instrumentos de infidelidade matrimonial, preservativos tal como, a camisinha.

Diante destes fatos, me veio alguns questionamentos. Podemos chamar de cristã uma denominação que admite práticas egoístas, como a de um matrimônio que tem capacidade de gerar filhos, mas em nome de ajuntar tesouros materiais, não os têm? Qual o real interesse por trás de divulgação destas ideologias neoliberais? Será que é para falar o que querem ouvir aqueles que à sociedade secular está embriagando com o relativismo e assim ganhá-los para si? Qual será os valores e motivo de existir de uma denominação cristã, se não prega os valores do Evangelho de Cristo? Peçamos ao Espirito Santo que dê a graça a todos nós critãos, para não fugirmos do verdadeiro ideal da Palavra de Deus, e que não manipulemos esta mesma Palavra para outros fins.

Paz e Bem! Frei Gilton Oliveira, Graduando em Teologia ela Faculdade São Bento da Bahia.Faça seu comentário aqui em baixo ou no mural do lado Esquerdo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde Frei,penso que a igreja foi infeliz na forma de abordar o assunto,mas o controle da natalidade e primordial em um pais miseravel,violento e abandonado como o nosso.Ja que os governantes nao ligam pra isso,alias existe ate uma politica para que a populaçao cresça e se multiplique miseravelmente........Acaba acontecendo isso;pessoas despraparadas,abordandando um assunto tao delicado.Mas tenho certeza de que DEUS nosso pai entende e perdoa pois e misericordioso.E a intençao dessa igreja nao foi a pior,talvez a sua clientela necessite desse tipo de discurso para se fazer entender que para se ter filho tem que planejar , ter um minimo de condiçao finaceira e a permissao do criador. Carla Gama

Patricia disse...

olá, que deve-se ter planejamento familiar, sem duvida nenhuma que sim, mas induzilos a não ter filhos por questões de continuarem sem dividir o dinheiro, com os proprios filhos, é um obsurdo! é muito egoísmo.
Paz e bem!

Anônimo disse...

Não existe problema nenhum em não ter filhos... não somos animais irracionais, nem meros reprodutores.. ter filhos é apenas mais uma possibilidade na vida do ser humano..

e quem ter filhos também não os tem por motivos egoístas??? vamos enumerar?

. alguns querem pra cuidar dele qd tiver velhos
. outros pra trasmitir nome, herança e DNA da familia.. cumulo do egoismo, já que há tanta gente precisando no mundo.. não minha herança é pra MEU filho
. pra criar imagem de bom moço e ser aceito na sociedade... muitos só tem por isso
. 40% so tem filho pq vem com a historia de "aconteceu".. totalmente não planejado.. cúmulo da irresponsabilidade
. MUITOS tem filho pra segurar o homem ou a mulher, as histórias são inúmeras.. usam uma agravidez pra prender o parceiro
. não se preocupam com a superpopulação (somos como cancer no planeta) e que estamos destruindo todo o planeta, só pensam em si, em si

crianças são sers preciososo rpa serem jogados no mndo assim, como ocorre em 90% dos casos.. depois a mãe ou pai vive um inferno interior e quer cobrar do filho algo que eles não podem dar.. como se tivessem criado filhos pra ELES (criar seres humanos pra si proprio.. que crueldade!)

Edenisia Fraga disse...

Frei, não concordei e nem concordo com este pensamento absurdo.Tenho dois filhos maravilhosos, minhas bênçãos!!!Os casais que pensam desta forma, é porque não planejam e impedem que a graça de Deus se manifeste em suas vidas.Quem pensa desta forma,com certeza são verdadeiros egoístas,pois eles gostaram de ter nascido, e ficam impedindo que outras pessoas venham ao mundo. Sou a favor do planejamento familiar, é necessário e importante. Os casais têm que ter maturidade cristã para contituirem uma família, mas ninguém tem o direito de impedir
a vida.A vida é o maior dom que Deus nos concedeu.Jamais podemos impedir e bloquear esta primeira vocação.Rezarei por estes irmãos.
Edenisia