sexta-feira, 24 de outubro de 2008

ESTRESSE

O que é o Estresse?
Estresse é uma resposta do organismo com componentes físicos, psicológicos e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação deste diante de situações avaliadas pelo indivíduo como de extrema relevância e desafiadoras. Por se tratar de uma manobra adaptativa nem sempre o estresse terá uma má conotação. Este estado de agitação física e psíquica pode corresponder a estímulos para resolver problemas de forma positiva. Ele pode ser visto como danoso quando de forma desequilibrada, e passa a limitar o cotidiano do sujeito.
Níveis de estresse e seus possíveis sintomas.
FASE DE ALERTA: é a fase positiva do stress, quando o indivíduo reage a fim de se preparar para a ação. A produção de adrenalina nestas situações torna a pessoa mais atenta, mais criativa e motivada. É chamada a fase da produtividade.
Sintomas – Produção de adrenalina com prontidão para luta ou fuga, geralmente sente-se taquicardia, tensão muscular, boca seca, nó (pressão) no estômago.
FASE DE RESISTÊNCIA: é a fase em que o organismo entra em ação para impedir o desgaste de energia, caso a fase de alerta se prolongue. Nessa fase o organismo resiste aos agentes estressores e tenta, naturalmente, restabelecer o equilíbrio interior que foi quebrado na fase de alerta.
Sintomas – Desgaste, cansaço em excesso e dificuldades com a memória.
FASE DE QUASE EXAUSTÃO: é quando a tensão excede o limite do gerenciável, a resistência física e emocional começa a se quebrar. Há muita ansiedade nessa fase e a pessoa experimenta uma oscilação emocional.
Sintomas – Gastrites, problemas dermatológicos, hipertensão arterial e outros.
*Artigo feito pela minha amiga, Angela Gusmão, Graduanda em Pscologia pela FTC-Salvador.

Nenhum comentário: