quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O jeito franciscano de ser no mundo hoje

NOVENA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. Amém!
REFLEXÃO FEITA POR FREI JORGE ROCHA (FOTO) .
No limiar dos 800 anos do carisma franciscano, cabe, ainda hoje, perguntar: que carisma é este? Qual é o jeito de ser franciscano, hoje? Quando falo jeito-de-ser, sinonimizo, imediatamente, com estilo, nuance, ginga indicando a característica que evidencia o indivíduo e o torna singular diante de um mundo que sugere o comportamento único. O jeito de ser franciscano hoje é muito simples, caberia até nesta página. É bom que se diga, no entanto, que sucintez não retira a suculência. O jeito é simples, mas é intenso.
Mas que jeito é esse? O franciscano é, por excelência, o homem (mulher) da cortesia. Não se trata, simplesmente, de alguém que freqüentou uma escola de boas maneiras e tornou-se, por causa disso, um especialista em urbanidade, em etiqueta social. O franciscano é um cortês porque encontra no ser humano aquele que merece toda nossa reverência, porque ele (o ser humano) é a maior invencionice do Divino. A cortesia na vida de Francisco é “mansidão, gentileza, paciência, afabilidade mais que humana liberalidade que ultrapassa seus recursos; eram sinais de sua natureza privilegiada que enunciavam já uma efusão mais abundante ainda da graça divina nele" (Legenda Maior1,1).
O jeito franciscano é ser da Paz e do Bem! No seu Testamento, Francisco revela que recebeu do Senhor mesmo esta saudação. Portanto, ela faz parte de sua inspiração original de vida: anunciar a paz! Muito antes de São Francisco, o Mestre Rufino (bispo de Assis, na época em que Francisco nasceu), já escrevera um tratado, "De Bono Pacis" - "O Bem da paz" e, que certamente deve ter influenciado a mística da paz na região de Assis. Havia, então, diferentes formas de saudação da paz, entre elas a de "Paz e Bem”. O franciscano, por sua vez, nesse mundo marcado pela violência em todos os níveis, é um referencial de paz para um mundo em turbulência social. Desse modo, dizer paz e bem não é pronunciar um slogan marqueteiro, mas é ser arauto da Paz e anunciar o Sumo e Eterno Bem: Nosso Senhor Jesus Cristo. É ser alguém da não violência ativa, mostrando-se como uma referência credível da Paz que só Deus pode dar.
O beijo de São Francisco ao leproso continua nas obras sociais de seus filhos. Por isso, o franciscano é alguém que se identifica com os pobres. Sejam aqueles desprovidos do pão material, bem como aqueles que, não obstante as benesses oferecidas pela vida, continuam com fome de Deus. O ser franciscano contempla o ser pobre como sua verdadeira identidade. A não propriedade franciscana é uma denúncia ao mundo que privilegia o poder em detrimento do ser, que estimula a ganância do acúmulo no lugar da partilha, que valoriza as posses no lugar das pessoas. Mas, antes de denunciar alguém ou alguma coisa, a pobreza é o sinal da sequela Christi para Francisco e, por conseguinte, para os franciscanos. A não propriedade é condição fundamental para a opção radical por Cristo.
Enfim, ser franciscano hoje é ser anunciador da cortesia e do carinho de Deus, que contempla a sua maior criação: o ser humano. Por causa d’Ele, o franciscano anuncia e experimenta o Shalom Adonai, a Paz que vem de Deus, porque esta traz consigo a plenitude de bens e de dons e oferecê-a à humildemente ao mundo, numa atitude repleta de amor e de dispensador do Mistério. Tudo isso revela o jeito de ser franciscano que, antes de ser um estilo, é uma vocação na Igreja.
Prof. frei Jorge Rocha ofmcap.

Oração do oitavo dia
Devotíssimo pai São Francisco, que sois "o Santo mais amante do Sagrado Coração de Jesus, a vítima mais identificada com Ele, a alma que se oferece continuamente a justiça divina para obter a misericórdia para os pecadores e amor e graça para as almas religiosas", acrescentai em mim o perfeito amor de Deus e do próximo. Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

BENÇÃO
O Senhor te abençõe e te guarde. Amém!O Senhor te mostre seu rosto e tenha misericórdia de ti. Amém!Volte o Senhor o Vosso rosto até vós e te conceda a paz! Amém!O Senhor vos abençõe, Ele que é Pai, Filho e Espirito Santo, Amém.

Um comentário:

Frei Mário Sérgio disse...

Jorge

Texto primoroso!
Belíssimo...
Nota 10 para o professor!