sexta-feira, 14 de agosto de 2009

COMO SE ARTICULA O PENTATEUCO OU TORÁ

O agrupamento dos cincos livros è o fruto de uma construção literária durada por séculos e composta de muitas mãos. Em essa se alternam:
· As narraçoes
· As diversas leis


1. As narraçoes
São compostas da cosmogonia, mitos das origens humanas, contos e legendas das antigas tribos e das antigas civilizações ou poemas heróicos.
Antes da redação do Pentateuco já circulavam as cosmogonias mesopotâmicas e síria que como aventuras de Gilgamesh (descobertas nas bibliotecas della Assiria), ou as empresas de outros heróis do tempo mítico do dilúvio como Atrahasis.. O escritor grego Hesíodo tinha já composto a sua Teogonia.
No período da formação final do Pentateuco, Erodoto vai escrevendo as sua historia universal.
A diferencia das demais, as narrações incluída no Pentateuco hebraico, tem como objetivo: exaltar a unicidade de Israel e de conservar o patrimônio cultural e moral da nação.

1. As diversas Leis
Ao interno dos cincos livros são elencadas, com maior ou menor organicidade e com repetições, as tradições hebraica: são normas jurídicas, proceduras penais, prescrições higiênicas, cânones rituais e de culto.

Mini estudo Biblíco, enviado por meu amigo: RAFFAELE VITORINO - RAGUSA/ITÁLIA.
Muito obrigado Raffaele
.
Algumas palavras podem está meio sem concordância por conta da tradução, do Italiano para o portugues

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, professor
Sou sua aluna na Escola de catequese, Maria Rita. Ótio esse comentário sobre o Pentateuco. Vou fazer um trabalho sobre o antigo testamento, veja o que senhor tem a respeito.
Abraços
Maria Rita