terça-feira, 11 de agosto de 2009

Solenidade de Santa Clara de Assis

Santa Clara Padroeira da Televisão

De acordo com o dicionário Aurélio, televisão é o sistema de telecomunicações que usa sinais eletromagnéticos para transmissão de vídeo e áudio. Serve-nos como meio de entretenimento, mas devemos tomar cuidado para não ficarmos alienados e escravos de programas apelativos, que em nada contribuem para o crescimento cultural dos telespectadores.
Você sabia que a televisão tem a sua padroeira ? Pois ela tem. Ela se chama Santa Clara.
Antes de sabermos por que Santa Clara tornou-se a padroeira da televisão, faz-se necessário conhecermos um pouco da sua história.
Clara Favarone nasceu na cidade de Assis, Itália, no ano de 1194, século XII. De família nobre, tinha duas irmãs: Beatriz e Catarina, ambas, depois, tornaram-se religiosas, e Catarina passou a se chamar Irmã Inês. Seu pai chamava-se Favarone e sua mãe Hortolana, que, depois que ficou viúva, também entrou para o mosteiro.
O nome Clara foi escolhido pela mãe pois quando ela estava grávida, ouviu uma voz em suas orações que dizia: " Não temas, mulher, porque salva, vais dar ao mundo uma luz que vai deixar a própria luz mais clara". E ao ser batizada com o nome de Clara, cumpria-se a vontade divina.
Sua vocação religiosa manifestou-se desde pequena, através da devoção e caridade para com os pobres, privando-se de sua alimentação e mandando-a aos pobres e órfãos; entregava-se a jejuns e a orações.
No ano de 1212, com 18 anos, Clara fugiu de casa, abandonando suas origens, aderindo a vida religiosa calcada nos ideais de Francisco de Assis: pobreza e fraternidade. Tornou-se abadessa no Mosteiro de São Damião, que havia sido reconstruido pelo próprio Francisco, criando a Segunda Ordem Franciscana, a das Irmãs Clarissas. Somente em 1263, dez anos após sua morte, é que as irmãs passaram a ser chamadas de "Clarissas". Elas, ao seguirem os ideais franciscanos, tinham como meta viver em humildade e pobreza voluntária.
Santa Clara passou a ser reconhecida como a padroeira da televisão devido ao seguinte episódio: Era noite de Natal, Clara encontrava-se gravemente doente no mosteiro de São Damião, não podendo ir à Igreja de São Francisco rezar com as outras irmãs e, por isso, ficou sozinha e desolada. Mas, acreditou-se que, por graça divina, Clara fez-se presente em espírito na Igreja, participou de toda a solenidade festiva e mais, recebeu a comunhão e se sentiu alegre; tudo isso sem sair do mosteiro.
Este foi o primeiro relato da era cristã em que uma santa pôde presenciar o que se passava muito além das paredes que a cercavam, da mesma forma que nós podemos, hoje, através da televisão, testemunhar, com nossos olhos, o que ocorre, até mesmo, do outro lado do nosso pequeno mundo.
Santa Clara morreu no dia 11 de agosto de 1253 e foi canonizada no ano de 1255.
Foi oficialmente reconhecida como padroeira da televisão no dia 14 de fevereiro de 1958, em Roma, pelo Papa Pio XII.
(fonte: www.professorealuno.hpg.com.br/historia/val/didatico.html)

Oração

Ó Santa Clara, que mostrastes com vossa vida uma estrada luminosa de entrega a Deus e aos irmãos, ajudai-me a descobrir com generosidade, a cada instante, como caminhar para atingir a santidade, na experiência da contemplação afetuosa a Deus, na vivência da mais autêntica fraternidade evangélica, na missão de sustentáculo dos membros frágeis do inefável Corpo de Cristo. Amém. (Mosteiro Santa Clara Anápolis - Goiás, Brasil)

Nenhum comentário: