sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Eclesiologia

Preposições extraída do estudo dirigido do livro
Introdução à Eclesiologia de Pié-Ninot


1 – O tratado De Vera Eclesia, iniciado por Tiago de Viterbo, no século XVI, e relançado no Concílio Vaticano I, é composto por três vias: histórica, notarum e empírica. Das três a mais utilizado nos tratados teológicos foi a via notarum, que afirma que Jesus Cristo dotou sua Igreja de quatro notas distintivas: unidade, santidade, catolicidade e apostolicidade.

2 – São três relevantes para a justificação do valor da instituição Igreja. Um deles é que a instituição aparece como sinal identificador do Espírito, ou seja, é o Espírito quem faz a Igreja a identificar-se e a continuar missão salvífica de Jesus Cristo.

3 – A ciência canônica usa a expressão “Jus Divinum”, para indicar elementos que a Igreja recebeu de Jesus. Desta forma, é designada como instituição divina positiva.

4 – A Lumen Gentium, fala da tríplice missão dos leigos, a saber: função sacerdotal, função profético e função régia. Com isso identifica a missão leigo ao “triplex múnus” de Cristo.

5 - Os presbíteros colaboradores do bispo, não possuem a plenitude do sacerdócio apostólico, contudo seu ministério pastoral se configura a imagem do ministério apostólico e sacramental de Jesus Cristo.

6 - O nome Igreja “católica”, a exemplo dos primeiros séculos do cristianismo quando surgiu essa expressão, tem duplo significado: de universalidade e de autenticidade.

7 – Com a morte dos primeiros apóstolos, os bispos foram o sucessores dos apóstolos, e tem a primazia da apostolicidade da Igreja, pois eles receberam o múnus apostólico através da mediação do Espírito Santo, passado pelos apóstolos.

8 – A Igreja é por natureza missionária, por isso que sua universalidade e catolicidade é a expressão de seu caráter missionário.

9 – A salvação dos homens só acontece em Jesus Cristo, contudo a Igreja é a mediação visível enquanto se faz sacramento, tendo como forma sua união indivisível com o Espírito Santo e como matéria a unidade dos povos e Nosso senhor Jesus Cristo.

10 – A idéia de comunhão eclesiológica entre o povo de Deus é a idéia central e fundamental da Lumen gentium.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Nossa Senhora de Lurdes: rogai por nós!

MAGNIFICAT

A minh’ alma engrandece o Senhor
e exulta meu espírito em Deus meu Salvador;
porque olhou para humildade de sua serva,
doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez em mim maravilhas
e Santo é o seu nome!
Seu amor para sempre se estende
sobre aqueles que o temem;

manifesta o poder de seu braço,
dispersa os soberbos;
derruba os poderosos de seus tronos
e eleva os humildes;

sacia de bens os famintos,
despede os ricos sem nada.
Acolhe Israel seu servidor,
fiel ao seu amor,

como havia prometido a nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Paz e Bem!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

CRISMA! “POR ESTE SINAL, RECEBEI O ESPIRÍTO SANTO!”

O sacramento da crisma ou confirmação é o sacramento que confirma-nos em nossa fé e, nos consagra apóstolos e missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nesta confirmação recebemos os dons do Espírito Santo de Deus, o Dom divino da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

Com este sacramento somos fortificados com o selo do Espírito Santo, não só em palavras, mas numa realidade inefável, verdadeira e sobrenatural. Assim diz o Catecismo da Igreja Católica: “este selo do Espírito Santo marca a pertença total a Cristo, a mobilização para seu serviço, para sempre, mas também a promessa da proteção divina na grande provação escatológica” (1296).

Portanto, os crismando ao receber os Dons do Espírito Santo confirmam seu Batismo, são animados, inspirados e auxiliados em toda sua vida de anunciadores de Jesus Cristo e de seu reino.

Por isso nós crismados, nos conscientizemos de que somos portadores do Espírito Santo e que sempre teremos inspirações do alto para colocarmos os dons a serviço de Deus e dos Irmãos, pois assim expressa o Catecismo da Igreja católica: “pelo sacramento da Confirmação [os fiéis] são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo” (1285). A Boa Nova de Jesus que é o Próprio Jesus nos convoca por esse sacramento a sermos propagadores do amor de Deus por todos os pecadores.



Paz e bem! Frei Gilton, OFMCap.