quinta-feira, 27 de setembro de 2007

3ª - Animais x Humanidade

o homem foi criado à imagem de Deus e foi-lhe delegado o domínio sobre os animais, sendo, portanto, responsável pelo bem-estar dos demais seres vivos do planeta. Mas será que está exercendo bem sua função?
Não se pode negar que a humanidade evoluiu, desenvolveu técnicas para dominar o fogo, agricultura para controlar a escassez de alimentos, minimizou o frio e o calor intensos, dominou os recursos hídricos. Entretanto, tem agido de forma antiética, amoral e injusta com as demais espécies vivas e até mesmo com o próprio habitat. Muitos seres ditos irracionais agem com mais humanidade do que alguns de nossos irmãos. Como por exemplo, elefantes reúnem-se ao redor de natimortos, como se tentassem reanimá-los. Quando um membro de uma manada é ferido por caçadores, os elefantes cuidam da vítima, apesar desta atitude os deixar mais vulneráveis a novos ataques. Os animais são capazes de demonstrar carinho, gratidão e fidelidade por seus donos, o que muitas vezes não é recíproco. Algumas pessoas se “esquecem” que os bichinhos de estimação não são brinquedos que podem ser jogados fora quando quebram, e os atiram na rua quando adoecem ou pedem para que sejam sacrificados para evitarem maiores gastos. Outros acham divertido assistir ao bárbaro espetáculo das touradas, ou apossar-se de animais exóticos, retirá-los de seu ambiente natural, colocá-los em gaiolas só pra possuí-los e ainda pensam que os pássaros presos estão cantando de alegria. Será? Afinal qual o maior castigo para àqueles que infringem as normas? Não é retirar sua liberdade?
Tenho esperanças que um dia toda a humanidade entenda sua verdadeira função de administrar os bens pertencentes ao Pai e que o número de pernas ou a capacidade de falar, de raciocinar não são suficientes para determinar se um ser deva ou não sofrer maus tratos, pois o mesmo possui sentimentos, embora ainda não tenha sido comprovado por cientistas que estes são conscientes, da mesma forma que não se sabe ao certo o que se passa no íntimo de uma pessoa.
Paz e Bem! Sheila Magaly. Veterinária- E-mail- sheilamagaly@hotmail.com
Prece: Para que a exemplo de São Francisco que chamava todo ser vivo de irmão saibamos respeitar e cuidar bem dos animais.
Rezemos: Senhor fazei-me instrumento de vossa paz... oração completa na lateral do blog.
(Para fazer comentários ou pedir orações basta dá um clik em comentários depois, que o fizer, escolha outro ou anônimo e poste-o)

7 comentários:

Mamello disse...

Parabéns pelo texto Shell! Muito bem escrito, fundamentado e coeso.
Paz e bem.

Unknown disse...

Belo texto amiga! Com certeza vai fazer muita gente pensar nas atitudes que têm tomado com seus bichinhos e até mesmo nas relações com o bicho homem...Parabéns!

Anônimo disse...

quero te parabenizar por este lindo texto, se todo ser humano pensasse assim, com certeza o mundo seria diferente, foi assim que fez São Francisco, vendo todos os animais como criaturas de Deus, chamando-os de irmaos. muito bem feito, vamos lutar por isso. paz e bem.
Frei Roberto Fernandes

Frei Gilton Oliveira. disse...

obrigado amiga por sua contribuição magnifica em nosso blog, parabens! as paginas de noso blog está aberta para futuras publicações. bjs!

Patricia disse...

Parabéns pelas belas palavras escritas, todas com clareza, expressão e realidade.
Paz e bem!

Poetas divinos disse...

É mister ter uma impressão de que as pessoas científicas não perderam a dimensão ecológica e cosmocêntrica das questões que concernem ao franciscanismo. O cuidado é a ternura que Deus inventou e que São Francisco vivenciou tão bem. Parabéns pelo texto!

Anônimo disse...

Texto excelente para a nossa reflexão de como estamos exercendo nosso papel de cristãos com os animais e com a natureza...parabéns mana...!!!