terça-feira, 25 de setembro de 2007

1ª - SÃO FRANCISCO: O COMPROMETIDO COM A MISSÃO DE JESUS.


Muitas vezes falam de São Francisco de Assis como apenas um romântico, meigo, poeta e cantor da natureza, esquecendo de falar da revolução social que o mesmo fez por meio de sua conversão ao Cristo pobre, e por meio de sua cortezia para com todos, ou seja, esquecem da mudança de atitude de Francisco que despertou uma nova mentalidade na cidade de Assis, na Itália e no mundo, tornando-se um comprometido com a missão de Jesus e fazendo outros comprometidos.
São Francisco de Assis foi um comprometido quando se tornou pobre, obediente e casto para se fazer um com os marginalizados de sua época; quando levou e pregou a paz a todos os homens; quando respeitou e cuidou da natureza; quando odiou o pecado, mas amou o pecador; quando não julgou nem se escandalizou com os pecados dos irmãos; quando respeitou e dialogou com o Islã, religião diferente da sua; quando amou e respeitou uma Igreja questionada; quando se tornou o menor e servo de todos; etc.
Caríssimos, em vista disso não podemos reduzir São Francisco de Assis a um romântico ou poeta da natureza, mas devemos louvar e agradecer a Deus, porque esse santo orientou sua vida para construção de uma sociedade mais justa e solidária, onde o rei é o amor, a rainha a paz.
Paz e Bem! Frei Gilton.
Prece: Que neste dia São Francisco de Assis interceda por nós, para sermos a seu exemplo cristãos comprometidos com a missão de Jesus.
Rezemos: Senhor fazei-me instrumento de vossa paz... oração completa na lateral do blog.
(Para fazer comentários ou pedir orações basta dá um clik em comentários depois, que o fizer, escolha outro ou anônimo e poste-o)

Um comentário:

Unknown disse...

Meu querido frei concordo contigo, as boas ações devem ser comentadas sempre, para que sirvam de exemplo. E que grande exemplo São Francisco de Assis. Confesso que conhecia apenas o básico da sua história, mas após esse cursilho quando passei a manter um maior contato com vcs franciscanos é que pude conhecer um pouco mais da vida desse grande Cristão comprometido. Parabéns por aderir a essa missão. Beijos decolores carinhosos. Paz e bem!