quarta-feira, 26 de setembro de 2007

2ª - A Oração na vida de São Francisco de Assis.


“Lá vai São Francisco de pés no chão...”.
Francisco, tão pequenino e tão ele... Resolvendo caminhar pelas estradas de Assis, descobriu a beleza nas flores, o en-canto dos pássaros, aprendeu o silêncio das manhãs, a contemplar como a ternura de um olhar que tece os seus sonhos. Garimpando os tesouros da caminhada, elevou as preces ao céu e trouxe de lá, a figura de Jesus de Nazaré.
Estando reunidos ali, ele e seus irmãos, ao lado da igrejinha de Nossa Senhora dos Anjos, a Porciúncula – meditam em seus corações sobre as coisas pedidas em oração pela dama Pobreza, a qual Francisco sempre era obediente. A pobreza se faz prece cotidiana no hábito diário do frade menor. Lançando um olhar para o alto, consegue descortinar a pureza do tesouro e vivencia as primícias, que vem dos ensinamentos divinos.
Pudera, ser esse pequeno frade um orante! Rezava como quem cantava consigo e com a vida, trovador universal da mãe natureza, evocava sobre as coisas mais graves e mais sutis... No alto do Monte Alverne, configura-se a Jesus e tem predileção de estar em profunda paz interior, criando um clima todo diferente de bem-estar. Colocava dentro do seu hábito, a alegria, a ternura e o vigor. Sabia que a paciência tudo alcançava, por isso, guardava sempre no seu interior. Em cada momento de partilha era motivo de comungar com a natureza, com a vida, com os mais pequeninos, porque sabia que deles pertencia o reino dos céus. O segredo da oração de Francisco era que ele rezava como quem não queria nada. E de nada podia ser tão grandioso, como ter o Senhor da vida, sempre presente no seu coração. “Lá vai São Francisco pelo caminho, levando água do seu moinho...” O que é, então, Francisco oração para ti? É estar aparelhado para a caminhada, com sandálias nos pés e bastão na mão, como andarilho e peregrino itinerante que ergue as mãos para o alto e agradece pelas coisas belas que o Senhor criou.
Paz e Bem! Frei Erivan Araújo de Souza, OFMcap

Prece: Para que sejamos pessoas orantes como São Francisco.
Rezemos: Senhor fazei-me instrumento de vossa paz... oração completa na lateral do blog.
(Para fazer comentários ou pedir orações basta dá um clik em comentários depois, que o fizer, escolha outro ou anônimo e poste-o)

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, expocisão simples mas de uma e originalidade e profundidade mística franciscana. paz e bem!