domingo, 30 de setembro de 2007

6ª - As Marcas do Crucificado em São Francisco de Assis.


Analisando a biografia de São Francisco, podemos notar que foi um homem de intensa oração, buscando no mais profundo do seu coração imitar o Cristo Crucificado. Talvez, no início, não tinha essa idéia clara no seu coração, quando se confundiu com o pedido de Deus “Francisco não vês que a minha Igreja está em ruínas”? No início ele não entendeu, pensando que era a igreja de pedra, mas logo compreendeu, que era a igreja povo.
Partindo para uma missão árdua e fervorosa juntamente com os seus irmãos, Francisco procura vivenciar cada vez mais, o Evangelho de Cristo dizendo: “é isso que eu quero, é isso que eu procuro e é isso que eu desejo de todo o meu coração”. Tamanha era a certeza de São Francisco de vivenciar os mistérios de Jesus.
Francisco procurava cada vez mais a oração, contemplava o Cristo a ponto de chorar a paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e isto, estimulavam os seus irmãos a segui-lo com muita simplicidade e devoção. A cada momento que Francisco ouvia pronunciar o nome de Deus, era como se sua vida irradiasse por tamanha alegria, que ele mesmo não conseguia explicar.
O amor que o Seráfico de Assis sentia era tão grande, que renunciou os seus próprios prazeres em vista do Reino de Deus. A profundidade do amor de São Francisco está no Cristo crucificado. Passava dias orando diante do crucifixo contemplando-o, para compreender os mistérios de Cristo.
O seu lugar preferido de oração era o Monte Alverne. Onde ficava com a natureza e as criaturas, na qual via a presença do Divino. A misticidade de Francisco, contagiava a todos que os conheciam. Contemplava de tal forma o Cristo, que se identificando com ele.
A sua identificação com o Cristo fez com que recebessem as marcas do crucificado no seu corpo, por esta via, São Boaventura corrobora: “Francisco, homem evangélico, desceu do monte, trazendo a imagem do crucificado, não esculpidas em tábuas de pedras ou de madeiras pela mão de algum artífice, mas reproduzida em sua própria carne pelo dedo de Deus vivo”.
São Francisco recebe os estigmas em setembro de 1224, no Monte Alverne, com estas marcas confirma a sua grande imitação a Cristo, sendo o primeiro entre os santos, a receber os sinais do crucificado. Portanto, estes sinais só fizeram aumentar a sua fé, mostrando que também devíamos sentir as dores de Cristo, porém, foi bastante discreto com estes sinais, só puderam ver quem estava com ele no Monte Alverne, após a sua morte todos viram as marcas de pregos no seu corpo. Como poderíamos compreender este fato? Seria uma utopia psicológica? Para muitos estudiosos, Francisco é considerado o homem do milênio, aquele que mais imitou a Jesus, a ponto de se colocá-lo no seu lugar.
PAZ E BEM! FREI ROBERTO PEREIRA,OMFCAP.
Rezemos: Senhor fazei-me instrumento de vossa paz... oração completa na lateral do blog.
(Para fazer comentários ou pedir orações basta dá um clik em comentários depois, que o fizer, escolha outro ou anônimo e poste-o).

2 comentários:

Anônimo disse...

Frei Roberto que Você consiga se sentir cada vez mais fortalecido nessa sua tão bela caminhada.
Coragem, Humildade e Persitência.
Um grande Abraço.

Unknown disse...

Este texto exibiu,com clareza, a profundidade da fé de São Francisco, a ponto de ser agraciado com as marcas do crucificado. Parabéns Frei Roberto. Um abraço.
Sheila Magaly