sábado, 13 de setembro de 2008

BÍBLIA: A REVELAÇÃO DO AMOR DE DEUS

A Bíblia narra a historia da relação de amor entre Deus e a humanidade. A mensagem principal de suas histórias, de seus poemas, de suas profecias e cartas consiste no amor de Deus por nós. O nome da Bíblia poderíamos dizer que é Historia da Salvação da humanidade. Salvação esta que tem exposto na bíblia de um modo dinâmico e progressivo, esta salvação não foi realizada de uma vez, de repente, mas que veio se desenvolvendo lentamente através s séculos por meio de um povo e de alguns homens escolhidos por Deus como seus colaboradores, até que tudo culmina em Jesus Cristo, revelador da face de Deus.

Desta forma, não podemos dizer que a bíblia é um catecismo, nem um tratado de Teologia, mas uma história de salvação entremeada de sucessivas intervenções de Deus a favor de seu povo. A bíblia transmite uma história verdadeira, mas não é um manual de história. Ela quer contar-nos a salvação realizada por Deus, suas maravilhas, seu mistério de amor, as ações poderosas do Senhor. Isso, podemos ver na criação do mundo, na passagem do mar vermelho, na libertação do povo que vivia na escravidão no Egito, no pacto da aliança com Moises no monte Sinai, na conquista da terra prometida, na eleição do Rei Davi, na Encarnação do filho de Deus (Jo. 1s), na Formação das primeiras comunidades cristãs.
Enfim, são esses e outros temas da Bíblia que iremos tentar escrever algo aqui.
Paz e Bem! frei Gilton.

Nenhum comentário: