quinta-feira, 18 de setembro de 2008

ESTUDO Nº6:INTRODUÇÃO AO LIVRO DO ÊXODO

30- O livro do Êxodo narra precisamente a macha da libertação. Porém, o ensinamento fundamental desse livro não é a saída do Egito, mas a Aliança feita entre Deus com seu povo no monte Sinai. A libertação do povo de Israel das mãos do Egito, só se completará com o Decálogo. É no Decálogo que Deus dá a conhecer sua vontade para a vida humana, é lá que Ele vai mostrar como o homem vive segundo sua vontade. O Êxodo se continua em Levítico e em Números.
31- A essência da Aliança entre Deus e o povo é constituída pela relação vital que se estabelece entre duas partes que se ligam por ela. A Aliança é uma condescendência de Deus, uma graça que cria uma relação de amor. A aliança é o amor de Deus (que espera uma resposta) a fidelidade do povo em cumprir o prometido (o Decálogo).

32- O Decálogo ou os Dez mandamentos (Ex 20-17; Dt 5,6ss) compreendia um conjunto de ordens rituais e morais. Com o Decálogo Deus convida o povo de Israel para serem suas testemunhas no mundo. E isso só vai ser possível se este povo seguir o caminho mostrado por Deus, o Decálogo. E o fundamento principal desse decálogo é a fé no Deus único, Javé. Assim está escrito: “Ouça, Israel! Javé nosso Deus é o único Javé. Portanto, ame a Javé seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua força...” (Dt 6,4-9).
33- Sobre a abertura do mar Vermelho, o livro do Êxodo diz que: “Javé fez o mar se retirar com um forte vento oriental, que soprou a noite inteira: o mar ficou seco e as águas se dividiram em duas” (Ex 14,21). Para os estudioso, isso pode ser entendido como uma maré baixa, que permitiu a passagem dos israelitas, e quando os egípcios iam passando a maré voltou a seu estado normal surpreendendo-os, e afundando-os.
A bibliografia utilizada vc encontra nos primeiros estudos.

Um comentário:

Maria Martins disse...

Prezado Frei:
Li atentamente o que explica sobre os 10 Mandamentos, e há uma coisa que não consigo entender. Como é possível um teólogo dizer que o Decálogo contem "rituais" (não quer por acaso referir-se à lei de Moisés, e não à lei de Deus?)
E já que falamos na lei dos 10 mandamentos, escrita pelo próprio Deus, como explica as imagens de escultura e sua adoração bem como o 4º mandamento. Quem mudou o Sábado para o Domingo, porque Deus diz Sábado e a Igreja diz Domingo. quem tem mais autoridade?
Agradecia um seu esclarecimento

Muito obrigada e que Deus o abençoe.