domingo, 21 de setembro de 2008

ESTUDO Nº8: VOCAÇÃO PROFÉTICA

35- Não nascemos com dom da profecia. É Deus quem escolhe e chama a s pessoas para serem sua porta voz. Os profetas, do Antigo Testamento, foram pessoas muitos diferentes entre si: Isaias foi um homem de caráter forte; Jeremias era tímido; Elias inflexível; Amós dócil e Jonas foi até covarde, fugindo da responsabilidade de Profeta.
36- A missão de ser profeta é difícil. Muitos resistiram ao chamado, com medo de não serem capazes, mas o Espírito de Deus os revestiram e os transformo-os em boca santa de Deus. Depois de ser chamado o profeta recebe a revelação divina para ser comunicada ao povo, aos sacerdotes e governantes.
37- A Bíblia considera proféticos os livros de Isaias, Jeremias, Ezequiel, Daniel e os doze profetas menores (Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
38- Os livros não foram escritos pelos profetas cujos nomes são indicados. Os profetas foram proclamadores da palavra de Javé, os livros surgiram muito tempo depois, na época do exílio.

Nos próximos dias falaremos um pouquinho de alguns profetas para terminarmos com nossa introdução bíblica.

A Bibliografia está nos primeiros estudos.

Nenhum comentário: