terça-feira, 30 de setembro de 2008

São Francisco e a natureza

NOVENA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. Amém!
REFLEXÃO FEITA POR FREI LUCIANO MARTINS (FOTO) .


NAVEGADORES,
PAZ E BEM!
Falar de São Francisco, automaticamente estamos falando da natureza. Francisco de Assis foi um homem apaixonado pela obra da criação em todos os seus aspectos e elementos que a compõem. Ele louvava a Deus por todas as criaturas e a chamava de Irmão ou Irmã. Pois, ele não preservava a natureza por interesses pessoais, mais sim, por que ela é boa por si só. Isto é, Francisco não gostava, não amava uma árvore frutífera por causa de seus frutos ou até mesmo por causa de sua sombra, porém amava porque ela é um ser vivo criado pelo Autor da vida. Sendo assim, Francisco ainda compreendia a linguagem dos animais, ou podemos afirmar que também os animais compreendiam a linguagem de Francisco.
Entretanto, meus amados irmãos, a essa altura do campeonato, devemos trazer em todos os instantes de nossas vidas, o pensamento franciscano para uma consciência ecológica. Porque os eventos climáticos que nosso planeta vem sofrendo, são claros sinais que a natureza está passando por profundas transformações. Tudo isso devido à ação do homem para com a criação de Deus, aumentando a escassez de água e fazendo com que milhões de pessoas enfrentem falta de alimento no mundo. Assim sendo, é preciso percebermos a importância do cuidado com a natureza (humanidade) pois, sem ela, a paz cada vez mais se distanciará de nós.
Destarte, ter cuidado com a obra de Deus (natureza) é ter amor e preocupação como fez nosso Pai Seráfico, um cuidado especial pelo cosmo. Sabemos que o mundo moderno caminha para o caos e só o cuidado para com ele pode impedir esse fim. Quanto mais a Tecnologia é desenvolvida mais o individualismo se estabelece e com ele o descuidado com a natureza. É preciso um cuidado especial ao nosso planeta, ao futuro da criação iniciada por Deus, algo que São Francisco soube fazer muito bem.
Segundo Leonardo Boff “se faz jus uma alfabetização ecológica a partir, da revisão de hábitos de consumo, desenvolvendo assim uma ética do cuidado com a natureza”. Compreende-se que o cuidado com o nosso planeta é necessário, esse cuidado deve perpassar todos os níveis, individual e coletivo, racional e emocional, internacional, nacional ou local, senão acabaremos com a Mãe Natureza. Não podemos calar diante dos ataques que a natureza sofre, essa natureza tão bela deixada por Deus. Todavia, essa conscientização deve partir de cada um de nós, cidadãos católicos e acima de tudo, devotos de São Francisco.
Paz e Bem! Frei Luciano Martins.
Oração do sexto dia
Maravilhoso pai São Francisco, modelo da perfeição, que ocupais no céu o lugar mais elevado que perdeu o mais alto dos anjos decaídos, velai por vossos filhos e devotos e fazei que obtenham sempre as misericórdias do Senhor com vossa amável benção. Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
BENÇÃO
O Senhor te abençõe e te guarde. Amém!O Senhor te mostre seu rosto e tenha misericórdia de ti. Amém!Volte o Senhor o Vosso rosto até vós e te conceda a paz! Amém!O Senhor vos abençõe, Ele que é Pai, Filho e Espirito Santo, Amém

Um comentário:

Anônimo disse...

É realmente fantástico!

É preciso atingir uma grande paz de alma para comtemplar a natureza como São Francisco fez..

E é tudo tao belo, tao sábio que só pode vir do nosso Pai!

Está na altura de sair do comodismo e indiferença! Está na altura de acordar!

Com paz...