segunda-feira, 22 de setembro de 2008

ESTUDO Nº9: Amós, o profeta da justiça social.

39- O profeta Amós, mostra em seu vocabulário que era um homem do campo, muito inteligente e profundo conhecedor da situação política, religiosa e social de seu tempo. Sua linguagem é energética e dura. Sua atividade profética não foi muito longa. Foi expulso de Betel pelo sacerdote Amasias (Am 7,10-13).
40- O profeta Amós denunciou as injustiças sociais do seu tempo. No ano do reinado de Jereboão II, esse período foi de grande prosperidade, mas de enorme injustiça social. Para Amós o maior problema de Israel era a exploração dos pobres. Ele denuncia que os juizes da época eram corruptos, sempre dava ganho de causa aos ricos em troca de favores (Am 2,6-7). Os ricos de Israel exploravam os pobres, enganavam, roubavam e os humilhava-os (Am 3,9;6,4-6;8,4-6).
41- Amós denunciava que os ricos exploravam os pobres, mas queriam enganar a Deus, pagando dizimo e celebrando festas religiosas. Mas a Deus eles não enganavam, assim diz o profeta: Deus não quer holocaustos, mas a pratica do direito e da justiça (5,21-24). Na sua profecia ele afirma que Deus deve ser procurado na pratica da justiça, até mais que nos santuários (5,14-15).
A Bibliografia está nos estudos abaixo.

Nenhum comentário: