quarta-feira, 17 de setembro de 2008

ESTUDO Nº5: ADÃO E EVA

25- Sempre que pensamos em Adão e Eva, pensamos naquele casal que foi colocado no paraíso, que depois pecaram, comendo uma maçã incentivada pela cobra. Vamos esclarecer um pouco sobre esse relato. Não existe maçã na Bíblia e sim o fruto proibido. Adão significa em hebraico “adam” não é nome de pessoa, significa ser humano. “adam” deriva de outra palavra hebraica, “adamah”, que significa solo fértil. Por isso que o relato diz ainda que Deus “modelou o homem com argila do solo” (Gn 2,7). Podemos dizer que éramos pó, mas Deus nos modelou em suas mãos, e com “o sopro nas narinas nos deu a vida” (Gn 2,7), essa vida é para se viver no paraíso, na felicidade, na abundância, na fertilidade e não no caos instalado pela desobediência humana.
26- A palavra Eva, em hebraico “havvah” não é nome de pessoa, e ligado ao verbo hebraico (hayah) que significa “viver”. Veja no livro do Gênesis que a mulher recebe o nome de Eva por ser a mãe de todos dos viventes (Gn 3,20).
27- Com o passar do tempo os nomes, Adão e Eva, passaram a ser nomes de pessoas por isso que se pensa que a humanidade começou apenas de um casal. A prova que não foi assim é que em Gênesis 4, 17, Caim filho de Adão e Eva “se uniu a sua mulher e tiveram filhos”. Aqui nesse versículo, encontramos clara evidência que já existia outros seres humanos habitando na época de “Adão e Eva”. Lembramos novamente que o objetivo do livro do Gênesis não é provar que a humanidade surgiu de um casal, e sim mostrar que a humanidade saiu das mãos de Deus.

28- o Pecado da humanidade (Adão e Eva) não foi de nível sexual, mas foi de alto suficiência (pensavam que nunca iam precisar de Deus), de desobediência a palavra de Deus (não comam desse fruto, ou hoje para, nós não ande por esses caminhos errôneos). Os primeiros viventes queriam caminhar sem a possibilidade da graça e providência divina, é isso que sugere a serpente “Deus sabe que, no dia em que vocês comerem do fruto (e não é maçã), os olhos de vocês vão se abrir, e vocês se tornarão como deuses, conhecedores do bem e do mal” (Gn 3,5). A partir daqui, o homem decide o que é bom para si, independente de qualquer conseqüência, até de matar o irmão como fez Caim (Gn 4,8). O homem se separa do amor de Deus, faz sua própria lei. Por isso a nudez (sentido figurado), o homem sem agir de acordo com os preceitos divinos diante de Deus é um homem envergonhado. Com certeza, quando estivermos diante de Deus, estaremos nus, sem essas mascaras, e poderemos ficar envergonhados diante de tanto bem, diante de tantas oportunidades que Ele nos fez e não soubemos aproveitar.
29- Para terminarmos com essa primeira parte do Gênesis, queremos lembrar que “Deus criou o homem sua imagem: à imagem de Deus ele o criou; e os criou homem e mulher” (Gn 1,27). O segundo relato da criação humana (Gn 2,7-25), que fala da criação da mulher tirada da costela do homem, quer dizer que “ela não foi tirada da cabeça do homem para mandar nele, nem foi tirada dos pés dele para ser sua escrava; mas foi tirada do lado, para ser sua companheira, caminhar lado a lado.
Amanhã introduçao ao livro do Êxodo
A bibliografia utilizada vc encontra nos primeiros estudos.

Um comentário:

Unknown disse...

Deus é realmente todo-poderoso Amém!!!!