sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ESTUDO Nº1: VEJAM AQUI, OS LIVROS QUE OS CATÓLICOS TÊM A MAIS EM SUA BÍBLIA

Não temos pretensão de fazer grandes textos exegéticos ou hermenêuticos da Bíblia, mas colocaremos pontos que foram estudados e pesquisados por nós, acho que será mais didático e menos cansativo par os leitores menos habituados com a Bíblia. E para um maior aprofundamento estudem pelas bibliografias citadas abaixo ou por outras da área. Que o Espírito Santo nos ilumine assim como iluminou os escritores da Sagrada Escritura.
1- A palavra Bíblia vem do grego, é um plural (tà bíblia), que significa os livros. Passando para o latim ela tornou- se uma palavra feminina singular: A Bíblia.
2- Antigo Testamento e Novo Testamento e igual a antiga Aliança e nova aliança. A 1º trata-se da antiga Aliança que Deus fez com o povo através de Moisés e a nova Aliança e feita na pessoa Jesus Cristo.
3- O Antigo Testamento na Bíblia Católica tem 46 livros e 27 no Novo Testamento. Os livros: Baruque, Judite, Tobias, 1º e 2º Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico não existem nas Bíblias protestantes. Isso porque esses livros foram escritos foram encontrados em grego e não no Aramaico ou hebraico e tiveram muitas dificuldades de se chegar a um consenso se eles foram ou não inspirados por Deus.
4- Todo antigo Testamento, foi traduzido para o grego III séc. a.c., em Alexandria, é chamada septuaginta, porque foi traduzida por setenta sábios.
5- Todo o Novo Testamento foi escrito em grego.

6- As Bíblias atuais adotam a tradução grega, e classifica o antigo testamento em quatro partes: o Pentateuco, os livros Históricos, e os livros Poéticos e Sapienciais e os livros proféticos.
7- Para facilitar a leitura em 1226 d.c., a Bíblia foi dividida em capítulos, que são os números maiores. Mais tarde, para ficar ainda melhor o manuseio, foram divididos os capítulos em versículos os números pequenos, toda essa numeração só terminou em 1555. Exemplo para procurar na Bíblia: Mt 12,5 = Mateus é a abreviatura, 12 é o capítulo e 5 é o versículo.
8- A Bíblia é a palavra de Deus, a carta que ele escreveu para humanidade encontrar o sentido da vida e o caminho da verdadeira felicidade. Quem ler a Bíblia com fé não necessita de livros de auto-ajuda, porque na Bíblia Deus tem sempre uma palavra para nossas frustrações, inquietações, sofrimentos, alegria, têm orações que nos coloca verdadeiramente face a face com ele, e o melhor nela encontramos a Palavra da Vida eterna (João 1,1-5): Nosso Senhor Jesus Cristo, o Caminho a Verdade e a Vida (João 14,6).
9- Além de nos mostrar como se deu os mistérios da nossa salvação, qual é o objetivo da Bíblia? Leia o texto Isaias 55,10-11 e a segunda carta a Timóteo 3,16-17. Veja que nesses versículos temos quatro verbos de ação: ensinar (catequese), refutar (discernimento), corrigir (formação) e educar na justiça (educação). Isso para que sejamos verdadeiros cristãos, capazes de mudar o mundo (preparado para toda boa obra).
10- Estudar e decorar a Bíblia não garante o céu ou a vida eterna. É preciso vivência-la.

Qualquer dúvida, correções ou alguma coisa digitada errada nos comunique.
Amanhã tem mais! Um dos pontos amanhã é Javé ou Jeová?
Bibliografia: estudada, consultada, fichada e resumida.
BÍBLIA SAGRADA. Edição pastoral. Paulus, 1990.
Vários autores. Vamos conhecer a Bíblia: iniciação bíblica par o povo. Trad. Monjas Dominicanas. São Paulo: Paulinas, 1984.
CHARPENTIER, E. Para uma primeira leitura da Bíblia. Trad. Pe. José R. Vidigal. São Paulo: Paulinas, 1980.
DATTLER, Frederico. Palestras bíblicas. São Paulo: paulinas, 1967. BORTOLINI, José. Tire sua dúvidas sobre a Bíblia. Ed. 5º São Paulo: Paulus, 1997.

Nenhum comentário: