domingo, 6 de setembro de 2009

Resumo dos quatros primeiros Concílios Ecumênicos

Introdução
No século IV, nasceu no Seio da Igreja grandes debates teológicos. Depois que o Imperador Constantino, pelo Edito de Milão, concedeu a paz á Igreja, cresceram as escolas catequéticas que possibilitou um trabalho mais intenso de aprofundamento das verdades da fé, por partes dos bispos e estudiosos. Deste estudo foram confirmados às verdades de fé da Igreja, mas também nasceram grandes heresias, estas foram causas de grandes divisões e controvérsias, mas a Igreja em concílios, discutiu e reafirmou sua profissão de fé, combatendo os hereges. Os principais debates teológicos da Igreja, nesse período, foram em grande parte das inspirações de duas grandes escolas catequéticas:


- A escola alexandrina: mais voltada para os valores transcendentais, dependente à interpretação alegoristas das Escrituras; utilizava a filosofia platônica e a neoplatônica.
- A escola antioquena: mais interessada pelos valores humanos, dada à interpretação literal das escrituras. Recorria mais à filosofia de Aristóteles, enfatizando a lógica e as categorias racionais do pensamento.

Examinemos agora os quatros primeiros concílios ecumênicos, idéias principais e dados marcantes de nossa profissão de fé.. Todos esses concílios foram realizados no império do Oriente e convocados pelos imperadores, ou por desejo deles, a fim de solucionar os problemas teológicos que estavam provocando disputas no seio da Igreja. Os papas não compareciam, mas enviavam legados para representá-los. Se as decisões do concilio fossem subseqüentemente aprovados pelo Papa, tornavam-se parte da doutrina infalível da Igreja. Foi como resultado desses concílios que se compuseram os Credos Posteriores da Igreja.

Acompanhe aqui nas proximas publicações.
Paz e Bem! Frei Gilton, OFMCap.

BIBLIOGRAFIA
ALBERIGO, Giuseppe. História dos Concílios Ecumênicos. São Paulos: Paulus, 1995.
ALBION, Gordon. A história da Igreja. Rio de Janeiro: Renes, 1969. (volume 3).
PIERINI, Franco. A idade antiga: curso de historia da Igreja I. São Paulo: Paulus, 1998.

Nenhum comentário: