quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ESTUDO Nº3: GÊNESIS

17- Os cinco primeiro livro da Bíblia se chama Pentateuco (Tora: lei, instrução, norma, guia, dada por Deus para os judeus). O Pentateuco é formado por um prólogo que fala da origem do mundo e do homem; do pecado suas conseqüências; da eleição de Abraão até a morte de Moisés.
18- O nome de cada livro do Pentateuco de nossas Bíblia atuais e de origem grega, é como se fosse o resumo de cada livro. Ex: Gênesis: origem de tudo, Êxodo: passagem, caminhada...
19- O GÊNESIS é uma serie ininterrupta de relatos, que começam com a criação e acabam com o estabelecimento do povo hebreu no Egito. Suas duas grandes partes são: a pré-história do povo eleito desde Adão até Abraão (Gn 1-11)) e a historia deste povo, desde Abraão até a morte de José (Gn 15-50). É o livro das origens: do mundo (pelo ato criador de Deus); do mal (pelo pecado do homem); da salvação (pelas promessas de Deus a Abraão e a sua descendência).
20- É válido lembrar que a primeira parte de Gênesis não foi escrita primeiro, ele esta assim com forma de organização, o conteúdo do livro é formado como se fosse uma cocha de retalhos, por lendas, histórias passada boca a boca... Passou-se três momentos importantes da historia pra ficar pronto: 1- O tempo do rei Salomão (971-931 a.c.); 2- O período entre 800-700 a.c.; 3- o período do exílio do povo na babilônia e do pós-exílio (800-700 a.c.). O assunto deste livro, não é provar que a humanidade surgiu de um casal, e sim mostrar que a humanidade saiu das mãos de Deus.
Paz e Bem! Amanhã têm mais!

BÍBLIA SAGRADA. Edição pastoral. Paulus, 1990.
Vários autores. Vamos conhecer a Bíblia: iniciação bíblica par o povo. Trad. Monjas Dominicanas. São Paulo: Paulinas, 1984.
CHARPENTIER, E. Para uma primeira leitura da Bíblia. Trad. Pe. José R. Vidigal. São Paulo: Paulinas, 1980.
DATTLER, Frederico. Palestras bíblicas. São Paulo: paulinas, 1967.
BORTOLINI, José. Tire sua dúvidas sobre a Bíblia. Ed. 5º São Paulo: Paulus, 1997.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi,
Vc está fazendo falta. Por onde andas? Não sente falta da gente?
Paz e Bem
Maria Rita e Mary Rose