terça-feira, 22 de setembro de 2009

ESTUDO Nº2: O NOME DE DEUS

11- Todos os originais do Antigo Testamento se perderam, os escritos mais antigos que temos hoje são cópias, ou as traduções feitas.

12- No Antigo Testamento Deus recebe muitos nomes. Na Bíblia o nome da pessoa é aquilo que é e o que faz. Por isso, os judeus quando ler a Torá (Bíblia hebraica) não pronuncia o nome de Javé. Isso porque para os judeus, Deus é muito mais que um nome, nenhum nome pode definir o todo poderoso. Eles chamam Deus de “o Senhor” (ADONAI). Nas bíblias o nome de Deus vem como Javé, este é o verdadeiro nome, elas trazem “JAVÉ” ou “IAHWEH”, que é a mesma coisa. Javé significa “Eu sou”. Isso podemos conferir no livro de Êxodo 3,13-15. Moisés pergunta a Deus, se me perguntarem qual o seu nome? Deus respondeu: “Eu sou aquele que sou”. Confira na bíblia o que Deus diz ainda sobre seu nome no versículo 15.

13- Algumas Bíblias, principalmente a das testemunhas de Jeová, trazem o nome Jeová, porque antigamente, os hebreus escreviam sem as vogais. Mais tarde, para facilitar a leitura foram colocadas as vogais, que na língua deles são sinais colocados debaixo das consoantes. As Bíblias que trazem “JEOVÁ” misturam as consoantes de “JAVÉ” com as vogais de “ADONAI”, com algumas leves mudanças. Portanto, Jeová é uma mistura de “Adonai”, que é “o Senhor” com Javé, “Eu sou”.

14- Como Jesus conhecia e vivia sua cultura, também substituía, sempre que lia a passagem que tinha escrito Javé, Ele chamava Deus de “ADONAI”, ex. Marcos 12,30. Jesus também ensina-nos a chamar Deus de Pai, confira em Lucas 11,2-4 e no 11,5-13 Ele nos diz porque Deus é Pai.

15- Podemos perceber que, “Eu sou”, é o significado da palavra Javé. É um verbo, o verbo ser, muito utilizado por Jesus, principalmente no Evangelho Segundo São João, e por isso muitos já o perseguia, porque dizer “Eu Sou” (algumas bíblias coloca erroneamente sou eu) é o mesmo que dizer: “Sou Deus”. Os Judeus não aceitavam Jesus como sendo Deus. Mais Jesus afirma em João 10,30: “Eu e o Pai somos um”. Para aprofundar Jesus dizendo “Eu Sou”, como também entender Jesus sendo Deus, leiam e meditem: todo o capítulo 8 do Evangelho s. São João e Jo.10,33.

16- A Bíblia Jerusalém é a melhor para se estudar teologicamente.
Para amanhã ler do Genêsis do cap. 1 a 12.


Bibliografia: estudada, consultada, fichada e resumida.
BÍBLIA SAGRADA. Edição pastoral. Paulus, 1990.
Vários autores. Vamos conhecer a Bíblia: iniciação bíblica par o povo. Trad. Monjas Dominicanas. São Paulo: Paulinas, 1984.
CHARPENTIER, E. Para uma primeira leitura da Bíblia. Trad. Pe. José R. Vidigal. São Paulo: Paulinas, 1980.
DATTLER, Frederico. Palestras bíblicas. São Paulo: paulinas, 1967.
BORTOLINI, José. Tire sua dúvidas sobre a Bíblia. Ed. 5º São Paulo: Paulus, 1997.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Shelom Adonay ohe (Paz do Senhor amigo), não me leve a mal preciso discordar de você em alguns pontos.

Primeiro o nome do Eterno nunca foi e nem será Javé até porque a letra "J" só foi inventada 1500 anos depois de Cristo e o Termo Javé foi uma má leitura dos ocidentais doutores e sábios desse século do tetragrama YHWH. Porque como você explicou certo, quando leram as consoantes de YHWH com as vogais de AdOnAy acharam YeHoWaH,que em português é Jeová e quando leram a vogais de hAshEm com YHWH, eles leram YaHWeH. Que em português Javé. só com isso dá para perceber que é a mistura de vogais com consoantes. Fica fácil entender. E porque YeHoWaH não ficou YaHoWaH que é correto colocando vogal por vogal mais ficou YE? Isso é regra de hebraico; Shevá composto de patah só podem vir debaixo de letras guturais, o yod que é equivalente ao nosso Y não é gutural caí o patah fica o sehva que vai ser equivalente ao "E" daí ficou YeHoWaH e em Pt, Jeová. Mais esse nomes não existe como eu disse foi uma má leitura do nome porque quem não conhece a cultura Judaica se enrola. As vezes a Igreja esquece que a salvação vem dos Judeus e pensa que sabe de tudo, mas o endurecimento veio em parte a aliança e os mandamento foram dadas a eles primeiro, então, o que acontece é, o Eterno disse não dirá meu NOME em vão, não terei por inocente aquele tomá-lo em vão, então o Judeus não falaram mais, e no lugar onde Aparecia yod, hê, vav, hê YHWH eles colocavam embaixo do nome vogais de adonay ou de hashem, para se lembrar que ali era para ser lido ou adonay ou hashem.

tenho estudado e a melhor explicação que via até hoje é que o nome do Eterno é Yaohu e do seu filho Yaohushua, porque Ele herdou o nome do pai, e Yeshua é aramaico, e língua santa é hebraico não aramaico, apesar de serem muito parecidas, e quando você cita que Deus diz que Eu sou, isso não é nome é qualidade, releia o texto e faça uma exegese.

Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus (Yaohu Ul) de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.

A reposta não está no verso 14 que segue, ali O Eterno diz uma qualidade dEle, o Ser Existente por si mesmo, o que não é Criado, o sempiterno, o O Serei o que Serei, etc..
A resposta se encontra no verso 15 que Ele diz esse é meu memorial Eterno, qual é esse memorial eterno? Está aqui no mesmo verso em cima na primeira frase = Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus (Yaohu Ul)

agora sem essa tradução mal feita dos nomes leia.

Então disse Moisés a Ul: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Ul de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Ul a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
E Ul disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Yaohu Ul de vossos pais, o Ul de Abraão, o El de Isaque, e o El de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.

Entende agora a palavra Ul aí é em lugar de El que é Deus e Elohim Deuses, seria Ul'him. Porque era assim no passado substituiriam UL por El engraçado que El é uma divindade cananéia, El é pai de Baal o famoso Baal.

Me desculpa pelo tamanho do post e também pelo erros de português sou péssimo.

que a Shalom (paz) de Yaohushua (Jesus) O ungindo de Yaohu ( Deus)seja sobre ti e sua família.